AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Arquivo de fotos

+5
LN-PT
Miguel Estima
Miguel Lemos
Joaquim Galhão
tazphoto
9 participantes

Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Arquivo de fotos

Mensagem por tazphoto Ter Out 13, 2009 6:55 am

Boas...

Como organizam as vossas fotos?
Como são feitas as vossas copias de segurança?

No meu caso tenho uma pasta onde coloco o meu arquivo de fotos em (.JPEG), estão organizadas por data com uma pasta para cada ano. No caso daquelas fotos que eu considero as melhores, tenho uma outra pasta, dentro desta pasta tenho uma pasta (NEGATIVOS) com os originais em RAW, tenho uma outra pasta para as fotos editadas, tenho uma com as fotos que escolhi para editar e por fim tenho uma onde ficam as fotos à espera de serem escolhidas.

No que toca a cópias de segurança, tenho as fotos guardadas no PC, faço segurança para um disco externo e vou começar a gravar para DVD's.

Agora as vossas opiniões.....
tazphoto
tazphoto
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 27
Idade : 47
Localização : Aveiro
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 08/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por Joaquim Galhão Ter Out 13, 2009 11:34 am

Engraçado que neste momento estou a fazer backups Razz

Basicamente, as fotos saem da máquina para pastas organizadas por data e aí ficam até eu ter paciência para as catalogar como deve ser.

O próximo nível de organização tem fotos "Artísticas", Dia-a-dia, Texturas & samples (para usar em edições e programas de modelagem), Net (para fotos publicadas), Utilitários (fotos para documentos e assim) e Tmp (fotos temporárias que serão apagadas quando deixarem de ser necessárias)

Dentro disso, separo as categorias "artístico" e Dia-a-dia por temas.

Evito usar o RAW, porque para o uso que dou às fotografias, o Jpeg dá perfeitamente e ocupa menos espaço

Negativos.. sinceramente apenas tirei uma fotografia analógica na minha vida mas está digitalizada e guardada num dvd de backup

De resto, estou a passar tudo para DVD. Não gosto de manter tudo num só sítio porque depois se há um azar, lá se vai a tralha toda.

Num futuro próximo, vou perder amor a uns euros e imprimir as fotos mais importantes para mim.
Joaquim Galhão
Joaquim Galhão
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 1116
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 13/12/2008

http://www.joaquimgalhao.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por Miguel Lemos Ter Out 13, 2009 4:53 pm

Joaquim Galhão escreveu:
Num futuro próximo, vou perder amor a uns euros e imprimir as fotos mais importantes para mim.

É por eu também ter a mesma convicção que vou comprar muito brevemente uma impressora fotográfica!
Miguel Lemos
Miguel Lemos
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 134
Idade : 36
Localização : Aguada de Baixo
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 12/01/2009

http://fotograf14.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por tazphoto Ter Out 13, 2009 10:25 pm

Joaquim Galhão escreveu:

Negativos.. sinceramente apenas tirei uma fotografia analógica na minha vida mas está digitalizada e guardada num dvd de backup


Quando falo negativos não quer dizer que sejam realmente negativos... É apenas um nome diferente para chamar aos meus originais do Digital Smile
tazphoto
tazphoto
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 27
Idade : 47
Localização : Aveiro
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 08/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por Miguel Estima Ter Out 13, 2009 10:28 pm

tazphoto escreveu:
No que toca a cópias de segurança, tenho as fotos guardadas no PC, faço segurança para um disco externo e vou começar a gravar para DVD's.

Joaquim Galhão escreveu:
Evito usar o RAW, porque para o uso que dou às fotografias, o Jpeg dá perfeitamente e ocupa menos espaço
De resto, estou a passar tudo para DVD. Não gosto de manter tudo num só sítio porque depois se há um azar, lá se vai a tralha toda.

Ora cá está um tópico interessante para escrever uma linhas...
Tou em dia de mau humor por isso e já para começar vou dar-vos uma Pen Gratuitamente a toda a gente de 25 GB (querem?!)
Bem... Mas em relação à primeira intervenção do tazphoto, é assim esse disco de backup está sempre ligado ao Computador?! Se está é desvantajoso por causa de viroses e afins. E os discos "morrem"!!! - não duram sempre! A solução de disco externo é boa, se existir um segundo disco utilizado algumas vezes por ano e guardado bem longe da vossa habitual residência: casa de um amigo, familiar, ...
Ter DVD's é bom, mas falível também... Mas é sempre melhor gravarem. E não comprem dvd's de super promoções a super preços que dá superm****!

Em relação ao Galhão. Bem os discos externos de 1,5TB já andam a menos de 100€. O RAW é sempre o ficheiro com máxima qualidade e garanto que gravas um miles de RAW's num disco de 1,5TB!

A internet é uma solução interessante e já existem por aí sitios com boa capacidade de armazenamento e alguns até gratuitos!

Ah! a Pen! Fica para dia 19 às 20H no Galitos ou dia 31!
Miguel Estima
Miguel Estima
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 108
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 06/06/2009

http://estima.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por tazphoto Qua Out 14, 2009 6:47 am

Boas miguel....

Concordo contigo em relação ao que dizes, mas não deste opinião em relação a como organizas as tuas fotos. O objectivo é mesmo trocar opiniões.
Qual a tua forma de organizar as fotos?
tazphoto
tazphoto
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 27
Idade : 47
Localização : Aveiro
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 08/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por LN-PT Qua Out 14, 2009 9:08 am

De facto este é um assunto importante e ao qual muitas vezes não damos valor... até que um dia.... "era uma vez belas fotos...."

De qualquer forma, ainda não encontrei a forma ideial de categorização... era uma questão de associar tags à foto, mas isso obrigaria a ficar dependente de um programa... não é que seja mau...

Neste momento tenho as minhas fotos em 2 discos, mas já comecei a passar para DVDs... por outro lado, a questão dos RAW dá que pensar... 20Mb por cada ficheiro torna-se muito...
LN-PT
LN-PT
Administrador

Número de Mensagens : 1981
Idade : 41
Localização : Óis da Ribeira
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 15/02/2008

http://www.luisneves.net

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por tiagosilva Qua Out 14, 2009 2:30 pm

Eu neste momento tenho as fotos arquivadas em 3 discos rigidos, um em cada PC sendo que um deles não está em funcionamento Laughing E tenho ainda backup em DVD (uns 6). Tenho as fotos todas em RAW, pelo menos as que tirei com a 40D e as ultimas que tirei com a Fuji s6500fd. Todas as fotos em RAW estão também na BD do Lightroom por isso são de fácil acesso. Guardo ainda juntamente com cada ficheiro RAW um ficheiro .XMP que tem as alterações feitas no LR.

Quanto ao método de organização é bastante simples. Tenho uma pasta com o ano e lá dentro tenho várias pastas com o nome do local ou da pessoa caso sejam retratos. Depois dentro dessas pastas tenho uma pasta com as datas em que tirei as fotos.
Basicamente para eu aceder às minhas fotos é algo do género: C:\Fotos\2009\Aveiro\14 de Outubro\

Espero que ajude em alguma coisa.

cumps
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por unlogic Qua Out 14, 2009 7:59 pm

por cá gravo sempre para dvd's verbatim ou sony (nao recomendo nada dvd's baratos, ja perdi ''valiosas'' fotos por ser forreta) lol , de 6 em 6 meses faço backups desses dvd's (nao vá estragarem-se com humidade ou ganharem sumiço. lol) as pastas mais importantes vao para o disco externo. por acaso agora tambem vou começar a investir numas impressoes.Smile
unlogic
unlogic
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 41
Localização : Avanca
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 16/09/2009

http://www.flickr.com/marcelopires

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por Rajadas Qui Out 15, 2009 4:24 pm

Eu tenho um disco externo que só ligo ao computador para carregar ou descarregar, as fotos tiradas e que pretendo guardar para memória futura ou utilização futura em formato RAW e, em pastas criadas por tema com subpastas por ano. Tento utilizar o menos possivel para uma maior segurança e durabilidade do mesmo. Claro que pode acontecer o pior mas...
Já me aconteceu avariar um disco do PC, no tempo em que ainda não havia externos e, consegui recuperar a quase totalidade das imagens através de software de recuperação de dados perdidos.
Rajadas
Rajadas
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 262
Idade : 56
Localização : S. M. da Feira
Concelho : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 16/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por Nuno Silva Sáb Out 17, 2009 8:47 pm

Boas AFC.
Eu tiro sempre em RAW, para que mais tarde não me arrependa... nunca se sabe.
Em termos de Backups eu tenho uma óptima solução é um "Qnap" Very Happy
Um potentíssimo servidor NAS 12-in-1 com discos em RAID... onde já traz muitas ferramentas como o Multimedia Station...
Recomendo.
Nuno Silva
Nuno Silva
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 542
Idade : 40
Localização : Recardães - Águeda - Aveiro
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 06/01/2009

http://www.nuno-silva.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Arquivo de fotos Empty Re: Arquivo de fotos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos