AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PRÊMIO A MENTIROSOS

2 participantes

Ir para baixo

PRÊMIO A MENTIROSOS Empty PRÊMIO A MENTIROSOS

Mensagem por Kestna Qui Jul 23, 2009 12:54 pm

A audácia dos franceses Guillaume Chauvin e Rémi Hubert chocou os organizadores do Grand Prix du Photoreportage Etudiant 2009, realizado pela revista Paris Match. Isto porque, ao serem anunciados como vencedores pelo ensaio Etudiants: Tendance précaire, os fotógrafos contaram que todas as fotos eram, na verdade, grandes encenações produzidas por eles.

A questão da montagem nem seria tão difícil de ser engolida, se o ensaio não tivesse como tema a condição de jovens franceses que se prostituíam para pagarem seus estudos. Segundo a dupla, o trabalho tem como real proposta, denunciar “o discurso midiático que tem por ingredientes a complacência e o voyeurismo na representação da desgraça humana”. Depois dessa, obviamente, a organização do prêmio anulou tanto conquista, quanto os cinco mil euros da premiação.


Sem dúvidas, a idéia dos franceses não justifica a mentira, mas com certeza abre discussão. As fotos dos franceses sem o discurso por trás delas, perdem seu valor? Aliás, em premiações fotográficas o que é mais relevante na hora de avaliar um ensaio: fotos? Discurso? Crédito? História? Técnica? Simplicidade? Complexidade?

Fonte
Kestna
Kestna
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 496
Idade : 38
Localização : Murtosa
Concelho : Murtosa
Data de inscrição : 04/01/2009

http://www.flickr.com/kestna

Ir para o topo Ir para baixo

PRÊMIO A MENTIROSOS Empty Re: PRÊMIO A MENTIROSOS

Mensagem por Joaquim Galhão Sex Jul 24, 2009 1:01 am

Muito sinceramente acho que eles só ganhavam pelo tema ser pouco explorado porque das fotos que vi nem estão nada de especial. Foi uma atitude à artista mimado que lhes valeu um dissabor de 5 mil mocas.

Tudo bem que têm ali um ponto de vista e que se calhar de outra maneira ninguém lhes ia ligar nenhuma mas em boa verdade, quem já não indagou sobre “o discurso midiático que tem por ingredientes a complacência e o voyeurismo na representação da desgraça humana”? basta ligar na TVI à hora do jantar com a Ti Moura Guedes.

A arte evoluiu para algo mais abstracto que o próprio conceito...
Joaquim Galhão
Joaquim Galhão
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 1116
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 13/12/2008

http://www.joaquimgalhao.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos