AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Finalmente - Franka Solida IIIe [8F]

4 participantes

Ir para baixo

Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] Empty Finalmente - Franka Solida IIIe [8F]

Mensagem por jncruz Qua Abr 27, 2011 10:26 pm

Boas,

Finalmente o meu sogro cumpriu o prometido e, esta Páscoa, deu-me a máquina que foi do seu Pai e que estava encostada há já mais de 30 Anos.

Apresento-vos a minha Franka Solida IIIe

Trata-se de uma máquina de fole (folding) que datará de 1953 ou 1954, merece por isso todo o nosso (pelo menos o meu respeito) com os seus quase 60 Anos.

Apesar de não estar "nova" pois apresenta alguns sinais da idade e do muito uso que teve, está plenamente funcional e ganhará certamente com uma limpeza profunda, especialmente na lente.

Ahhh! Trata-se de uma máquina de Médio Formato que usa Rolos 120 de 6x6 (que já encomendei) para os primeiros testes.

Podem ver aqui dentro da sua maleta de pele:
Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] P4272420

E fora dela:
Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] P4272422

Este modelo Solida IIIe terá sido um dos mais evoluídos produzidos pela Franka (Alemã) e tinha muito boa fama, é uma máquina de pequenas dimensões que se transporta com facilidade ao contrário de muitas outras.

Apesar de, como todas estas máquinas, ter um sistema de focagem por zona aproximada, esta já incluí um Range Finder no próprio corpo:
Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] P4272424

Os dois "visores" redondos em cada lado fazem são o Range Finder que funciona em modo cruzado com visibilidade no da esquerda da máquina. O outro, quadrado, é o viewfinder.

Aqui podem ver já com o fole aberto:
Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] P4272425

Esta versão vem equipada com uma lente de 80mm f:2.9. Uma excelente Radionar Schneider-Kreuznach e com um obturador Synchro-Compur
Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] P4272427

O obturador permite trabalhar com aberturas de f:2.9 a f:22 passando por f:4, f:5.6, f:8, f:11, e f:16 e com oito velocidades de obturação 1/500, 1/250, 1/100, 1/50, 1/25, 1/10, 1 e 2 segundos e ainda modo Bulb.
Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] P4272429

A máquina tem ainda um temporizador mecânico de 5 segundos e permite a ligação de um cabo disparador.
Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] P4272432

Apesar de permitir focar a partir de cerca de 90cm a sua distância ideal de trabalho (para retrato) é entre os 2,5 e os 3 metros.

Vai ser a minha primeira aventura numa máquina totalmente manual, sem focagem de ponto e sem telémetro, para além de ser uma médio formato.

O botão do Range Finder, apesar de um pouco preso, está a funcionar por isso vou testar um ou dois rolos antes de decidir fazer a tal limpeza.
Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] P4272436

Então o que vos parece?

Alguém tem experiência com estes "bichos"? Dicas? Curiosidades?

Abraços

João Nuno Cruz


jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] Empty Re: Finalmente - Franka Solida IIIe [8F]

Mensagem por tiagosilva Qua Abr 27, 2011 10:44 pm

Belo 'dinossauro'! Desconheço completamente a máquina, mas o vidro, a julgar pela gravação será de boa qualidade.

Cá espero pelos resultados dos testes! Very Happy
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] Empty Re: Finalmente - Franka Solida IIIe [8F]

Mensagem por El Cavera Qua Abr 27, 2011 11:17 pm

Elá, isso já é um classico!
E para a idade que tem, e a julgar pelas fotos está "como nova"
Vai ser uma grande aventura redescobrir os modos de fotografia "rudimentares" hehe
El Cavera
El Cavera
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 70
Localização : Pinheiro da Bemposta
Concelho : Oliveira de Azeméis
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] Empty Re: Finalmente - Franka Solida IIIe [8F]

Mensagem por becas Qua Abr 27, 2011 11:39 pm

Que pintarola! Agora há que queimar uns rolitos para ver a performance, mesmo antes da limpeza. Lá vão a filhotas sofrer mais uma vez hehehe
becas
becas
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 697
Localização : Sta Maria da Feira | Aveiro | Esmoriz
Concelho : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 27/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] Empty Re: Finalmente - Franka Solida IIIe [8F]

Mensagem por jncruz Sex Abr 29, 2011 7:46 am

Boas,

Tenho visto algumas imagens recentes tiradas com este modelo e estou muito bem impressionado. Vamos ver como me safo.

Já encomendei dois rolos para testar, agora coloca-se outro problema... onde revelar, aqui na zona, rolos de médio formato?

Alguém sabe?

Abraço
João Nuno Cruz
jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] Empty Re: Finalmente - Franka Solida IIIe [8F]

Mensagem por tiagosilva Sex Abr 29, 2011 9:52 am

Pois isso já não sei...sempre podes experimentar o estúdio no Oita. A única pessoa que conheço que usa médio formato, o Rui, julgo que os revela em casa.
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] Empty Re: Finalmente - Franka Solida IIIe [8F]

Mensagem por jncruz Sex Abr 29, 2011 1:45 pm

Pois... mas não me apetece andar a chatear o Rui sempre que precisar Rolling Eyes

Vou ver aqui com uns amigos se descubro!

Obrigado Tiago.

João Nuno Cruz
jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Finalmente - Franka Solida IIIe [8F] Empty Re: Finalmente - Franka Solida IIIe [8F]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos