AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

5 participantes

Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por tiagosilva Dom Dez 06, 2009 5:17 pm

Viva!

Resolvi fazer uma pequena "review" de uma cabeça de rótula para tripé que adquiri recentemente, a Walimex Cabeça de Rótula 6665, pois tal como aconteceu com o flash YN-460, é um tipo material que tem bastante procura mas a informação acaba por ser muito escassa o que leva muita gente a optar por outro material por vezes mais caro quando o de "marca branca" iria fazer o serviço na mesma.

Para ser mais fácil a leitura irei colocar algumas fotos e deixar alguns apontamentos além da minha opinião. No fundo espero que a "review", que será mais uma apresentação detalhada, seja útil e que dê para clarificar algumas dúvidas sobre a cabeça de tripé em si.

A cabeça irá ser usada num Giottos MTL3361B que já conta com uma review aqui.

Antes de mais, a cabeça de tripé irá ser usada maioritariamente em paisagem e macro, daí a minha opção por uma cabeça de rótula pois considero que será mais rápida e intuitiva de funcionar nestas situações. Confesso que a minha opção também se deve à má experiência com os tripés de 30€ e as respectivas cabeças 3-way que rapidamente ganhavam folgas e era extremamente complicado manter a máquina na posição desejada. Longe de mim estar a comparar o material dos ditos tripés de 30€ com as cabeças 3-way que se encontram à venda, mas achei por bem justificar a minha opção. Smile Um dos pontos que me levou a comprar esta cabeça foi também o facto de apresentar a possibilidade de rodar sobre o próprio eixo sem destrancar a rótula em si.

Vamos então à dita apresentação:


- Vista Geral -

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] 66365648



1 - Botão de aperto da sapata.

2 - Patilha de segurança.

3 - Botão de fricção.

4 - Botão de aperto da rótula

5 - Botão de aperto da base que permite a rotação de 360º

Info Técnica:

- Cerca de 13 cm de altura
- Capacidade para 8kg
- Possibilidade de rotação sob o próprio eixo
- Peso: 500 a 700g (a balança de cozinha não é lá muito fiável Laughing)



- Sapata de encaixe rápido -

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] 65926834



Como se pode ver, a sapata tem umas pequenas tiras de borracha permitindo não só que a máquina não seja esmurrada como aumenta a fricção com a base da máquina fazendo com que esta fique bem presa.



- Pormenores -

#1
Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Img4042w

#2
Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Img4057w

#3
Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Img4059cg

#4
Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] 91002273



#1
- Detalhe da borracha que reveste todos os botões.

#2 - Detalhe do sistema de encaixe da sapata. Funciona como uma espécie de 'carril'. Tendo em conta também o sistema de tranca da cabeça, diria que é praticamente impossível que a sapata se solte da cabeça, digo praticamente porque há sempre aquela pequena e remota possibilidade de haver alguma coisa que falhe e o resultado é a máquina no chão. É bom ter um sistema de segurança desde que seja encarado apenas como uma segurança, não como algo infalível.

#3 - Vista da base da cabeça que irá enroscar no tripé e respectiva rosca de encaixe. A rosca tem a medida standard, isto é, a medida de todos os encaixes de tripé presentes nas máquinas digitais.

#4 - Vista da cabeça de tripé na posição vertical.

---------------


Feita a apresentação, resta-me fazer uma pequena apreciação pessoal.

Apreciação Global:

Tendo em conta o preço, estou bastante satisfeito com a compra, acaba por ter uma óptima relação qualidade/preço se formos a ter em conta cabeças com as mesmas características de marcas conhecidas como a Giottos ou Manfrotto.

O movimento da rótula é fluído e sem qualquer sensação de atrito. A utilização do sistema de fricção parece-me bem conseguido, a rótula oferece uma maior resistência ao movimento tornando-se simples ajustar a posição da máquina com maior precisão. Se um dos botões enumerados acima com o #3 e #4 estiver completamente apertado, a rótula não se mexe.

Quanto à possibilidade de fazer panorâmicas rodando a máquina, é bastante simples. Basta apenas desapertar um pouco o botão #5 e rodar para o lado que se quer, isto sem ser necessário desapertar a rótula.

Como já referi atrás, o sistema de encaixe da sapata está muito bem conseguido. Assim que se aperta o botão de aperto da sapata esta fica completamente imóvel, sem qualquer tipo de folga. Relembro ainda a presença do sistema de segurança com uma pequena patilha que só deixa sair a sapata ao pressionar o botão que se pode ver em #2 na primeira foto.

Resumindo:

Pontos Positivos
- Relação qualidade/preço.
- Material usado dá sensação de robustez e qualidade.
- Sistema de segurança da sapata.
- Livre rotação da cabeça, seja orientação horizontal/vertical, como sobre o próprio eixo com a rótula trancada.

Pontos Menos Positivos
- Falta um nível de bolha. Na minha opinião é uma falha pois dá sempre jeito, principalmente numa cabeça onde a única posição que temos completamente definida é a posição vertical.
- Sistema de aperto da sapata à máquina é extremamente complicado de apertar 'à mão', será necessária uma chave de fendas ou algo similar.

Posto isto, só posso recomendar esta cabeça de tripé se o que se pretende for algo de qualidade mas que não se tenha 'carteira' para investir em material de marcas mais conceituadas onde além do material também pagamos sempre um extra pela marca. Tendo em conta os pontos menos positivos que enunciei, julgo que pelo menos a bolha de nível seria muito bem vinda pois é sempre um bom auxilio.

Espero que esta pequena 'review' ajude a dissipar algumas dúvidas e caso tenham perguntas não hesitem, tentarei responder o melhor que puder.

cumps
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Re: Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por LN-PT Dom Dez 06, 2009 10:16 pm

Pessoalmente nunca fui muito na onda dos tripés e cabeças... na verdade tb nunca experimentei, mas parabéns pelo trabalho neste esclarecimento!
LN-PT
LN-PT
Administrador

Número de Mensagens : 1981
Idade : 41
Localização : Óis da Ribeira
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 15/02/2008

http://www.luisneves.net

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Re: Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por tiagosilva Dom Dez 06, 2009 11:29 pm

Thanks Wink

Isto é de não ter mais nada que fazer (ou de ter coisas que não me apetece fazer) Laughing

Estive em dúvida até ao último momento entre comprar uma cabeça de rótula ou a convencional 3-way mas parece-me que fiz a escolha acertada, é muito mais rápido e intuitivo mas é óbvio que isso também vai de cada um.
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Re: Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por carlos Qui Jan 06, 2011 12:16 am

Parabéns pela review.
Comprei uma igual, num tripé da hama, e gostei da apreciação. O ponto mais fraco será o parafuso, mas como alguém ja disse noutro fórum nada que uma moeda não resolva.

Cumprimentos!

carlos
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 142
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 06/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Re: Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por casacas Qui Jan 06, 2011 12:16 pm

Antes de mais parabens e obrigado por mais uma magnifica review.
Essa cabeça custa cerca de 70€, certo? Houve algum motivo especial para a escolha dessa marca? Porque pelo mesmo preço podias ter adquirido por exemplo a Giottos Cabeça de Rótula Pro MH 1302-652, além disso há opções bem mais económicas (inclusivé da manfrotto), ou por mais um pouco tens a Giottos Cabeça de Rótula Pro MH 1300-621 (que já tem nivel de bolha). Desculpa lá estar com isto tudo, mas é que também ando a pensar comprar uma mas ainda não consegui decidir qual.
Abraço
casacas
casacas
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 52
Idade : 43
Localização : Ovar
Concelho : Ovar
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Re: Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por tiagosilva Qui Jan 06, 2011 1:25 pm

Obrigado aos dois pelo feedback positivo Smile

casacas, realmente agora esta cabeça está por 69.90€ mas na altura que a comprei, no ano passado (2009), julgo que estava a 49.90€, ou seja, 20€ mais barata. Não o posso afirmar com certeza, mas sei que das várias opções presentes no site da Niobo, era a opção mais barata para as características apresentadas. Digo isto porque com o tripé e a cabeça gastei cerca de 160€ e como o tripé continua a 109€...

Lembro-me vagamente de existir uma da Manfrotto por um preço semelhante (com specs ligeiramente inferiores) mas na altura não tinham em stock pelo que optei por esta da Wallimex.

Agora estando a 69.90€, é mesmo uma questão de gosto, visto que nesta gama de preços já há opções de marcas reconhecidas mas tenho-te a dizer que após um ano de uso em condições, digamos chatas, a cabeça mantém todas as suas funcionalidades intactas, não apresentando qualquer tipo de folga ou atrito. Continua a apertar e a desapertar como se fosse nova. O mesmo não posso dizer do tripé, que já tem ferrugem em alguns parafusos e umas pernas um bocado teimosas para abrir:lol: Mas é preferível custarem a abrir que abrirem sem aviso. Como escrevi na review, o ponto menos positivo desta cabeça será mesmo a falta de uma bolha de nível e para alguns, o peso. É extremamente robusta e já apanhou bastante humidade, já me caiu na areia, costuma andar na mala do carro aos 'trambolhões' e continua impecável.

Em relação à Manfrotto 496RC2, a Wallimex tem uma amplitude de movimento muito maior e parece-me que a Manfrotto não permite a rotação sobre o próprio eixo sem destrancar a cabeça em si.
Quanto à Giottos que referes, em termos de funcionamento são praticamente iguais, contudo parece-me que a Wallimex é muito mais robusta. Mas é como tudo, vai do gosto de cada um e neste caso em que os preços são iguais, o gosto tem uma maior preponderância.

Eu não trocaria a minha Wallimex por outra. E sendo eu um utilizador abusivo do tripé, é o melhor elogio que lhe posso dar Very Happy

Se puder ser útil em mais alguma coisa, é só dizer!

Cumps
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Re: Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por carlos Qui Jan 06, 2011 11:12 pm

Boas.
Ainda sobre a cabeça Walimex 6665 julgo que não é comparável com a giottos 1302. A primeira tem 60 mm na base e a segunda 42 mm. Tem portanto outra estrutura. A Walimex 6663, que custa +- 50€ é que será comparável com a giottos. A Pro 1300-621 tem 60 mm na base, mas custa 95€ na Niobo. Nas fotos parecem todas muito semelhantes mas há diferenças de diâmetro e estrutura. Ainda usei pouco a minha Walimex mas parece-me um excelente produto (para o preço claro)
Nesta casa há muitos produtos da Walimex, algumas cabeças com rotula de magnésio, com nível de bolha, etc. Pelo que tenho lido têm uma relação preço/qualidade quase imbatível!
http://www.estudiopt.pt/index.php?dispatch=categories.view&category_id=255#2

Espero ter ajudado! Cumpts

carlos
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 142
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 06/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Re: Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por carlos Ter Mar 29, 2011 6:58 pm

Boas Tiago!
O aspecto negativo do parafuso não ter forma de apertar directamente com a mão resolve-se com facilidade, com um pouco de "bricolage":

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Dsc3319e

Dois furos, arame inox e claro um pouco de habilidade.

Cumpts

carlos
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 142
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 06/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Re: Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por jncruz Ter Mar 29, 2011 10:41 pm

Boas,

Salvo erro esta cabeça é igual à que comprei e, apesar de não lhe ter dado ainda um uso muito intenso, tenho um feedback favorável!

Quanto ao aperto... vou ao bolso buscar uma moeda Very Happy

Abraços

João Nuno Cruz
jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Re: Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por tiagosilva Ter Mar 29, 2011 10:44 pm

Muito bom esse add-on no parafuso, carlos!

A sapata anda lá sempre, que já nem sequer me preocupo em a tirar da máquina...Acho que desde que a comprei, só tirei duas vezes e uma dessas vezes saí e ficou em casa... Laughing
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW] Empty Re: Cabeça de Rótula Walimex [REVIEW]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos