AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

+2
Conde
tiagosilva
6 participantes

Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por tiagosilva Sáb Ago 15, 2009 11:10 pm

Numa altura em que o conceito Strobist anda em alta e cada vez reune mais 'praticantes' eu próprio resolvi explorar um pouco a área. Como é sabido, o Strobist implica usar flashs 'off camera' através de triggers ou similares e os flashs usados são em grande parte das ocasioões flashs antigos que permitam controlos manuais pois por norma são flashs de baixo custo em relação aos tradicionais da marca.
Visto que como sempre que há uma grande procura de determinado material o preço tende a subir um pouco, fugi dos tradicionais flashs recomendados (Vivitar, Nikon SB-2X, Cobra, etc) e resolvi arriscar num flash dos 'chinocas', passe a expressão, o Speedlite YN 460. Comprei o flash via e-bay com um custo que rondou os 36€ o que acaba por não ser muito.

O flash é totalmente manual, tendo ainda mais dois modos de disparo (por simpatia, sem ser necessário qualquer acessório adicional) além do manual, um suposto TTL (que confesso que ainda não percebi ao certo como funciona) e outro manual que como referi, com o flash nestes modos, S1 e S2 respectivamente, pode ser activado por uma segunda unidade de flash ou até pelo flash built-in da própria máquina.

O flash em si é bem construido, sem grandes folgas e agradavel ao toque. Este aspecto era mesmo o meu receio pois há sempre aquela preocupação que o material de construção seja fraco o que não é de facto o caso.

Sendo um flash manual, o maior interesse será a regulação da sua potencia o que é possivel numa escala de 1/64 até 1/1. Em termos funcionais até ao momento, e já lá vão à vontade mais de 500 disparos, não tive qualquer problema e fiquei até surpreendido com a rapidez com que recarrega sendo bastante rápido e com pilhas alcalina novas, a 1/32 (pelo menos) consegue acompanhar o burst de 6.5fps da 40D, não terá grande interesse prático, mas é apenas uma curiosidade. A cabeça de flash é orientavel tanto na vertical como na horizontal exactamente como qualquer outro flash Canon ou Nikon. Um ponto menos bom, é o facto de a cabeça de flash não ter zoom sendo que para muitos este pode ser um aspecto negativo.

O flash traz incluido o manual com instruções em inglês, uma bolsa de transporte, um mini-stand, um difusor wide-angle e uma pala reflectora ambos incluidos na própria cabeça além de um difusor 'softbox', ou seja, traz todos os acessórios indispensáveis para um uso corrente do flash.

Ficam aqui as caracteristicas técnicas do flash:

Flash index: 33 (Testes que encontrei mostraram que este número de guia é realmente mais baixo que o mencionado)
Up/down ward angle: 0-90 degree
Left/right angle: 0-270 degree
Power Source: 4 X AA size batteries (Alkaline or Ni-MH)
Battery Life: 100 - 1500 times (with alkaline batteries)
Recycle Time: 5 sec (with alkaline batteries)
Color Temperature: 5600K
Flash Duration: 1/800S - 1/20000S
Flash adjustment: 1/1, 1/2, 1/4, 1/8, 1/16, 1/32, 1/64
Power Saving: Stand by mode, 30mins to power off mode. 60mins to power off when using the optic mode.
Dimensions: 72X135X85mm
Net Weight: 250g

Seguem-se então algumas fotos do flash em si:


Foto de 'familia' com tudo o que vem incluido (faltou apenas o manual de instruções).
Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] IMG_2617

Parte traseira do flash, a superfície que cobre a zona dos leds tem um toque 'vidrado' e os botões são bastante suaves e de fácil operação. Confesso que estava à espera que esta parte do flash fosse mais 'ranhosa', passe a expressão, mas agradou-me bastante ainda mais para o preço.

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] IMG_2618

Cabeça do flash com a pala reflectora e o difusor wide-angle. A pala e o difusor são recolhidos para o interior do flash através de uma mola, bastante simples e prático.
Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] IMG_2622


Conclusão: Dado o baixo custo e face à inflação de algum material strobist nos últimos tempos, acabei por encontrar neste flash uma boa alternativa para as minhas brincadeiras e até para algumas fotos mais sérias. Algo que me esqueci de referir anteriormente, este flash também pode ser usado directamente na máquina funcionando obviamente em modo manual mas já oferece alguma versatilidade de uso pois alguns dos flashs antigos não podem ser usados on-camera.

Posto isto, só tenho a recomendar este flash a quem procura uma solução económica e versátil, além de ser de simples operação. No futuro irei adquirir mais uma unidade de forma a completar o set.

Acrescento ainda que o vendedor é impecável, pois tive um pequeno problema com um dos receivers wireless que após uma pequena troca de e-mails enviei o receiver defeituoso e prontamente recebi um novo.


----------
Ficam ainda aqui 3 fotos como exemplo de fotos tiradas com este mesmo flash:

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] 3823903861_55889ffacb_m
Clicar para ver maior

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] 3823903993_895dcea8fa_m
Clicar para ver maior

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] 3824705030_a69e26b09d_m
Clicar para ver maior
----------


Espero que a review seja útil pois este tipo de produtos acarreta sempre um pequeno risco e com a pouca informação disponível sobre os mesmos, acabam por passar ao lado de quem anda à procura.
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por Conde Dom Ago 16, 2009 12:10 pm

Parabéns Tiago pelo review. Tens aí um flash muito jeitoso para umas brincadeiras e pelo preço vale a pena.
Sendo eu também um grande admirador de Strobist fiquei muito agradado com este tipo de fotografia.
Um dia temos de marcar com o pessoal que quiser umas brincadeiras de strobist para partilhar conhecimentos e tirar duvidas.

Podes-me dizer qual o nome do vendedor do e-ebay onde compras-te esse flash??

Abraço
Conde
Conde
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 883
Localização : Cacia
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 12/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por tiagosilva Dom Ago 16, 2009 12:14 pm

Boas, obrigado pelo feedback Smile De facto para o preço que foi acho que é mais em conta que os flashs antigos até porque se tiver algum problema sempre posso mandar de volta que recebo um novo.

O link está no 1º post, no nome a negrito do flash tem o link para o ebay Wink

cumps
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por Marok Seg Ago 17, 2009 12:55 am

Grande review e excelente compra Tiago! Só tenho é pena do número de guia ser "baixo" mas pelo que li, por esse preço e com essa qualidade, valeu mesmo a pena!

Por acaso já ando um pouco mais dentro do conceito Strobist porque o Conde indicou-me um DVD sobre o assunto e que me deixou bastante interessado.

O flash é activado por infra-vermelhos pelo que percebi, então, não há problema ser incompativel com a sapata do flash certo? Ou se for comprar preciso de comprar um que seja compativel com a minha maquina?

abraço
Marok
Marok
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 118
Idade : 33
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 30/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por tiagosilva Seg Ago 17, 2009 12:16 pm

Viva!

Nas fotos usei uns wireless triggers que comprei ao mesmo vendedor. O flash tem um modo de operação (S1 e S2) em que é passível de ser activado por outro feixe de luz (flash externo ou built-in), não por IV, aliás, aquela parte frontal vermelha é apenas para inglês ver pois já vi o flash aberto e não tem lá nada, o que me levou a concluir que o que activa o flash quando está no modo slave está na própria cabeça.

O flash tem apenas um pino central pelo que a compatibilidade não deverá estar em causa, pelo sim pelo não, comprei um que indicava explicitamente que era para a 40D se bem que no próprio manual não faz qualquer referencia aos modelos das máquinas o que me leva a crer que é uma compatibilidade standard. E tendo em conta que a voltagem é inferior a 6V isso torna-o compativel com todas as máquinas com flash shoe.

cumps
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por Marok Seg Ago 17, 2009 12:43 pm

Obrigado pelo esclarecimento!

Já agora, essas fotos que tiras-te do flash foram com um mini estúdio ou é tudo caseirinho? =P
Marok
Marok
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 118
Idade : 33
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 30/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por tiagosilva Seg Ago 17, 2009 1:08 pm

As fotos foram tiradas dentro de uma caixa de papelão com uma cartolina a servir de fundo e base e forrada de lado e em cima com folhas brancas para difundir melhor a luz e evitar sombras.

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] IMG_2616

Wink
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por Marok Seg Ago 17, 2009 3:18 pm

Fantástico! Caseirinho é que sabe bem!
Marok
Marok
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 118
Idade : 33
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 30/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por Convidad Dom Jan 03, 2010 4:12 pm

Boa tarde, sou novo por aqui e como estava a pesquisar sobre flashes encontrei o referido acima. A minha questão é a seguinte, sendo um flash "slave" como se usa directamente na máquina? onde é colocado? nos contactos por cima do flash integrado da maquina? eu tenho uma EOS 450D, este modelo também funciona nesta maquina, mas onde se coloca?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por unlogic Seg Jan 04, 2010 5:29 pm

podes coloca-lo em cima da maquina, no encaixe, mas so funciona manualmente, ou seja regulas a potencia a olho...por 500 paus nao se pode querer marisco..lool
unlogic
unlogic
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 41
Localização : Avanca
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 16/09/2009

http://www.flickr.com/marcelopires

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty dividas??????

Mensagem por Convidad Sáb Jan 23, 2010 5:05 pm

bom dia galera, eu estou começando nesse vicio da fotografia, fotografo mais no s bares aki de floripa, a noite,
e preciso de um flash, porem a grana ta curta pr aum speed lite 580ex,9 eu uso um 380ex emprestado) e procurando por flash na internet axei este bem amis em conta, na opnião de vcs esse flash é indicado pra fotgrafia em baladinhas anoite, ele da conta do recado???? e qual a difereça do YN para o EX???

obrigado,,,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por tiagosilva Seg Jan 25, 2010 6:02 pm

Boas.

Acho que comparares um flash Canon com este não faz muito sentido. O Canon vai ser melhor em qualidade de construção, durabilidade do material, fiabilidade, características técnicas, acabamentos, etc etc.

O flash discutido no tópico é apenas para quem faz um uso esporádico de flashs pois não é um flash para um uso muito intensivo. É óbvio que podes comprar um e usa-lo, mas se for um trabalho sério e falando por mim, não me iria fiar num flash que custa menos de 50€.

Se precisas realmente de um flash para trabalhar o melhor será ires para um da marca, não precisas necessariamente de comprar o 580EX II, um 430EX II faz perfeitamente o trabalho.
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por Marcus Rulli Qua maio 11, 2011 1:37 pm

Perfeito amigo muito legal seu review
Tenho 2 dúvidas
Da pra fazer fotos de baladas/raves/casamentos com ele?
Minha cam é a Fuji Finepix HS-10 =)
E gostaria de saber se você tem idéa a quantos metros vai o flash.
Obrigado!!!
Marcus Rulli
Marcus Rulli

Número de Mensagens : 2
Idade : 35
Localização : São Paulo
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 11/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por Vasco Baptista Ter maio 17, 2011 2:26 pm

Boas pessoal!

Sou um pouco recente nas fotos com flash externo e gostava de perguntar uma coisa.

Andei a ver um flash da mesma marca, mas era o speedlite YN 468. Gostaria de saber se estes flashes teem aquela mesma funcao k a maquina tem, onde o flash interno é usado em condicoes escuras para focar a imagem atraves de uns bursts...
Vasco Baptista
Vasco Baptista
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 47
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 15/03/2011

http://vascotech88.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por tiagosilva Ter maio 17, 2011 2:34 pm

Marcus, não sei se o flash dará para Fuji visto que apenas é apresentado como sendo compatível com Canon, Nikon, Pentax e Sony. À partida, se a Fuji gerar o disparo através do pino central da sapata, o flash irá funcionar mas será sempre em manual. Contudo há ainda a questão das voltagens e não havendo confirmação por parte de outros utilizadores do uso em maquinas não reflex, não recomendo a sua compra.

Vasco, eu tenho o YN 467 e o que ele faz é emitir um feixe de luz vermelha que ajuda a focar, não é através de multiplas flashadas como o flash interno. Das poucas vezes que usei, funcionou na perfeição.
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Flash Speedlite YN-460 [REVIEW] Empty Re: Flash Speedlite YN-460 [REVIEW]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos