AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gentes e Costumes de Barroso [3F]

+4
NCravo
carlos
JDSMaia
jncruz
8 participantes

Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por jncruz Sáb Mar 12, 2011 12:15 am

Boas,

Quero partilhar convosco algumas das fotos que fiz no passado fim de semana por terras de Barroso estas três, mais precisamente, em Pitões das Júnias.

Agradeço os vossos comentários e críticas pois sinto que...

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Barroso

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Barroso3

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Barroso2

Abraços

João Nuno Cruz
jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por JDSMaia Seg Mar 14, 2011 5:45 pm

Ola jncruz, devo confessar que tenho um bocado de aversão a fotos a preto e branco, muitas vezes vejo fotos a preto e branco sem razão de o ser, ou seja o facto de serem a p&b não acrescenta nada á foto a não ser disfarçar erros ou dar um ar mais pseudo-artistico e isso enerva-me profundamente....
No entanto as tuas não são o caso Very Happy Very Happy (estavas a ficar danado não ?), gostei destas fotos a p&b por causa do tema abordado, não é coisa que particularmente me agrada, a matança do porco, mas para nos comermos eles teêm de ir ( já que o vegetarianismo esta fora de questão para mim), agrada-me as boas recordações que as tuas fotos me trazem já que a matança do porco em casa dos meus avos era um fartote... a familia toda junta era mesmo uma festa.... era pequenito mas lembro-me bem...
Um tema/tradição destas por estar em desuso é mesmo o tema que me agrada ver a preto e branco, fizes-te uma boa escolha quer tenha sido edição ou foto analogica.
Na primeira foto, gostei das expressões do pessoal mas no entanto gostaria de ver um enquadramento mais aberto acho que teria mais impacto visualizar toda a acção, acho que seria mais facil assim ler a foto, esta um pouco confusa...
Na segunda foto novamente as expressões estão fantasticas, só lhe daria um pouco mais de contraste ou sharp.... sei lá eu sou uma nodoa a editar mas acho que lhe falta quelque chose... Very Happy
A terceira foto é a minha preferida acho que esta fantastica, belo enquadramento, belo céu, temos mesmo a noção da inclinação do terreno ... e novamente um p&b num tema bem aplicado. Gostava de a ver a cores, se a tiveres e não te importares...
Boas fotos e manda vir mais .... não te preocupes se as vezes a malta demora a comentar, não somos muitos e as vezes, pelo menos eu, temos de olhar varias vezes para as fotos para as conseguir ler e decidir o comentario a fazer ... Very Happy Very Happy
JDSMaia
JDSMaia
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 612
Idade : 45
Localização : Pardilhó
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 17/02/2008

http://picasaweb.google.com/tucajerin

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por carlos Seg Mar 14, 2011 6:17 pm

Boas!
No essencial está tudo dito pelo JDS. Na primeira há muita informação e o sujeito principal (não é o porco) está de costas. A segunda tem de facto alguma falta de sharp, embora ao nível das expressões esteja impecável. A terceira é a mais cativante, toda a composição muito interessante.

Sobre a utilização do P&B claro que é muito subjectivo, mas aqui dá uma impressão "retro" plenamente conseguida. No geral um bom trio, continua!

carlos
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 142
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 06/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por jncruz Seg Mar 14, 2011 11:59 pm

Boas,

Antes de mais aqui fica a versão a cores "as requested" Wink

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Barroso2cor

Concordo convosco quanto às conversões a PB! Tento fazê-lo em duas, vá lá, 3 situações específicas:

1. Para dar um ar mais intemporal à foto, quando o motivo assim o justifica;
2. Para criar um maior dramatismo ou "ambience" à foto;
3. Quando o contraste de cores do original não me satisfaz em pleno.

Ultimamente tenho dado por mim a virar muitas vezes para o PB... não sei bem porquê!!!

As duas primeiras fotos, apesar de serem de um tema que causa algum transtorno emocional, tentei lidar com elas do ponto de vista documental pois com a quantidade de gente que ali estava era difícil fazer algo muito diferente, mas têm razão principalmente quanto à primeira, muita informação!

Na segunda apesar de me agradar, também sinto que lhe falta algo...

Abraços e obrigado pelas opiniões!

João Nuno Cruz
jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por JDSMaia Ter Mar 15, 2011 12:40 am

Huumm tambem gosto muito da versão a cores, estou indeciso não sei qual gosto mais.... Very Happy Like a Star @ heaven
JDSMaia
JDSMaia
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 612
Idade : 45
Localização : Pardilhó
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 17/02/2008

http://picasaweb.google.com/tucajerin

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por jncruz Ter Mar 15, 2011 9:59 am

JDSMaia escreveu:Huumm tambem gosto muito da versão a cores, estou indeciso não sei qual gosto mais.... Very Happy Like a Star @ heaven

Bom dia,
Também gosto de ambas e estive muito indeciso sobre como iria publicar a versão final desta foto. Todavia, e pelo que te disse no post anterior, acho que o PB aqui cria um maior "dramatismo" na cena centrando-nos um pouco mais na dureza e rudeza da vida naquela zona. Para além de que a imagem captada (não fossem os "brincos" nas vacas) tanto poderia ter sido feita no passado fim de semana como há 50 anos atrás e aí o PB cria também essa intemporalidade!

Abraço

João Nuno Cruz
jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por NCravo Ter Mar 15, 2011 12:24 pm

Não desgostando da versão a cores, acho que o PB retrata melhor o assunto. Quando o objectivo é voltar atrás no tempo, o PB dá-lhe sempre "aquele" toque... não fossem os sinais da modernice terem chegado ao gado (conforme fez referência o jncruz).

NCravo
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 150
Localização : Gafanha da Nazaré
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por becas Ter Mar 15, 2011 12:37 pm

NCravo escreveu:Não desgostando da versão a cores, acho que o PB retrata melhor o assunto. Quando o objectivo é voltar atrás no tempo, o PB dá-lhe sempre "aquele" toque... não fossem os sinais da modernice terem chegado ao gado (conforme fez referência o jncruz).

x2. Acaba por retratar melhor o B&W a coisa que a cor nestas composições, principalmente nas 2 primeiras, por serem acontecimentos de certa forma ultrapassados. Hoje em dia para se obter o mesmo resultado utilizam-se outros meios.
Gosto da composição das 3, o reparo maior para mim talvez se centre na velocidade utilizada na 2 que poderia, talvez, ter sido maior, igual à primeira.


Ps: Eu casa dos meus avós paternos ainda se mantém esta tradição Smile Se bem que a saúde deles já obriga a vir outras para matar o animal :/
becas
becas
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 697
Localização : Sta Maria da Feira | Aveiro | Esmoriz
Concelho : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 27/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por Dre Ter Mar 15, 2011 12:51 pm

Gosto da 2ª a p&b e adoro a 3ª na versão a cores.
As expressões na segunda estão muito boas, e adoro as pessoas a ver ao fundo. Dá uma envolvente muito engraçada.

A última (a cores) está impecável. A composição com a divisão 50/50 céu/terra por uma linha inclinada, a estrada com as vacas e o pastor a guiar. Os tons da terra a contrastar com os do céu. Tudo bonito pelas regras que neste caso resultaram muito bem. E um céu muito bom!

Agora as outras conversões... não gostei nada.
Para mim exageraste de tal forma o contraste que tornaste a imagem e preto+branco, apenas. Perdeu todos os tons e variações que existem. E a 1ª está bastante pior do que a última, que apesar de contraste a mais, a cena ainda o permitiu. Na 1ª os brancos ficaram tão realçados que criaram quebras (por exemplo acima do homem em primeiro plano parece que temos alguém sem cabeça). Uma edição mais moderada como na 2ª poderia ter ficado bem melhor.

Mas pronto, isto são opiniões de que gosta de p&b menos contrastado e com mais gradação de tons. TriX em vez de HP5 ou foma400 Wink

Mas concordo com o JDSMaia, que estas cenas pela sua tradição ficam parece que a "pedir" o p&b...

Dre
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 47
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por Davinsky Ter Mar 15, 2011 2:11 pm

Acho que os trabalhos estão fantásticos ! Mas sou também da opinião do Dre que em algumas exageraste um pouco no contraste...um pouco menos e se calhar ficava melhorzito à vista
Davinsky
Davinsky
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 280
Idade : 31
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 07/01/2009

http://www.davinsky.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por tiagosilva Ter Mar 15, 2011 2:41 pm

Viva!

Eu vou um pouco de encontro às opiniões gerais...O P/B assenta bem neste tipo de fotografia, contudo acho que o melhor compromisso acaba por ser o que tens na 2ª foto. Suave, com contraste QB e com uma boa graduação de cinza ainda que com mais um cheirinho de contraste/'blacks' ficasse melhor.

Não gosto de sugerir outras opções para os enquadramentos quando não conheço os lugares, pelo que aqui também não o irei fazer. De qualquer forma, a 2ª foto, como já referiram, está um pouco arrastada mas como as caras estão bem focadas e nítidas, não me faz muita diferença Smile

Manda vir mais!
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por jncruz Ter Mar 15, 2011 11:53 pm

Obrigado a todos!

Sim, têm razão quanto ao contraste exagerado na 1ª e 3ª! Apesar de gostar das fotos a PB com bastante contraste, efectivamente tenho que admitir o exagero!

Nas duas primeiras quis tratar a imagem como um documento e não uma fotografia de "autor" e por isso tentei captar a acção e a sua envolvente!

Esta foi uma opção motivada sobretudo pela grande confusão que decorria à volta do local.

De novo obrigado a todos!

Abraços

João Nuno Cruz
jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gentes e Costumes de Barroso [3F] Empty Re: Gentes e Costumes de Barroso [3F]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos