AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filtros e companhia

+7
Pingo Doce
carlos
tiagosilva
JDSMaia
LN-PT
Flor_de_Lótus
§ o f i a
11 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Filtros e companhia

Mensagem por § o f i a Ter Jan 25, 2011 6:03 pm

Como já me deparei com alguns tópicos com conversas sobre filtros, venho aqui abrir este tema de conversa...
Então é assim, estou a pensar adquirir filtros da Hitech da loja Laserlab. Até aqui tudo bem..

Estive a ler noutro fórum da concorrência Laughing 18 páginas sobre esses filtros, mas entretanto vi que na loja online têm o suporte para filtros de 85mm esgotado e sem previsão de stock. Como também já li por aí que compraram o suporte e anel no ebay, venho aqui pedir conselhos e opiniões em relação aos suportes do ebay, se estes são seguros, etc.
Encontrei este suporte + anel, mas não sei se será de 85mm, que é o que eu pretendo Question

http://cgi.ebay.co.uk/Filter-mount-Cokin-P-58mm-Ring-Adapter-Holder-58-/300502571228?pt=UK_CamerasPhoto_CameraAccessories_CameraLensesFilters_JN&hash=item45f75958dc

Alguém para me dar umas dicas? Razz
§ o f i a
§ o f i a
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 304
Idade : 36
Localização : Vale de Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por Flor_de_Lótus Ter Jan 25, 2011 8:28 pm

Olá Sofia! Smile

Eu mandei vir hoje do eBay.com um suporte série P e um adaptador 58mm para a minha lente 18-55mm por 3.32 dólares, 2.50€ na nossa moeda! Em termos de preço compensa bastante (o Galhão comprou o dele na Laser Lab e ficou-lhe o suporte + adaptador por cerca de 20€!) e trata-se apenas do suporte, que julgo serem praticamente todos a mesma coisa em termos de adaptação à lente, mais coisa menos coisa.
Vem de Hong Kong e sem pagar portes de envio, por isso mesmo que parta à 3ª utilização já não choro o dinheiro! Very Happy

Também já li por aqui que os filtros mandados vir de Hong Kong não valem muito a pena. Eu já experimentei os da Laser Lab e gostei bastante.

De resto, não sou a melhor pessoa para te aconselhar porque a minha experiência com filtros é praticamente nula. Vou também agora começar, parece que a moda pegou! Razz

Um beijinho Smile
Flor_de_Lótus
Flor_de_Lótus
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 162
Localização : Cacia
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 20/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por LN-PT Qua Jan 26, 2011 12:59 am

agora anda tudo de volta dos filtros... Wink

assim sim.. Smile


uma nota... § o f i a, o AveiroFotoClube não tem concorrência... só parceiros.. lolol
LN-PT
LN-PT
Administrador

Número de Mensagens : 1981
Idade : 41
Localização : Óis da Ribeira
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 15/02/2008

http://www.luisneves.net

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por JDSMaia Qua Jan 26, 2011 2:26 am

Sofia sou da mesma opinião que a Flor de Lotus, o suporte/ anel manda vir de Hong Kong, podem ser de pior qualidade mas tb só servem para segurar os filtros, podem durar menos tempo mas que se f*** , foram baratos, agora os filtros por experiencia propria compra da Cokin ou Hitech, senão ficas triste como eu Sad
JDSMaia
JDSMaia
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 612
Idade : 45
Localização : Pardilhó
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 17/02/2008

http://picasaweb.google.com/tucajerin

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por § o f i a Qua Jan 26, 2011 10:08 am

Obrigado pelas dicas pessoal Very Happy

Eu sou sincera, já há muito que ando para comprar filtros mas ainda não tinha tido paciência para saber mais sobre os filtros aos quadradinhos xD
Adoro ir à praia ver o PDS e tenho pena ainda não ter tirado uma foto que me satisfaça.

Flor_de_Lótus, será que me podes enviar o link de onde compraste o teu suporte? É muito mais barato que o que eu pus aqui...e isso de certeza que vai tudo dar ao mesmo Razz
§ o f i a
§ o f i a
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 304
Idade : 36
Localização : Vale de Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por § o f i a Qua Jan 26, 2011 12:10 pm

O mais baratito que encontrei foi este, eu uso o ebay uk...

http://cgi.ebay.co.uk/58mm-58mm-Ring-Adapter-and-Filter-Holder-Cokin-P-/270621106222?pt=UK_Photography_CameraLenses_Lens_caps_hoods_adaptors_ET&hash=item3f0246602e

Posso mandar vir não posso? Razz tenho algum receio quando mando vir coisas que não conheço minimamente pale
§ o f i a
§ o f i a
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 304
Idade : 36
Localização : Vale de Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por LN-PT Qua Jan 26, 2011 12:26 pm

Há sempre algum receio que este tipo de compras não corram como esperado... mas actualmente, com o feedback existente, existe uma noção mais correcta da seriedade do vendedor.

No entanto, por esse valor, se correr mal também não se perde muito.....
LN-PT
LN-PT
Administrador

Número de Mensagens : 1981
Idade : 41
Localização : Óis da Ribeira
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 15/02/2008

http://www.luisneves.net

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por tiagosilva Qua Jan 26, 2011 12:33 pm

Como já referi, suportes e anéis adaptadores podem comprar no eBay sem stresses. São coisas que não influenciam na qualidade da imagem e o material é praticamente todo igual. Já no que diz respeito, a coisa é completamente diferente e na minha opinião, só considero de Hitech para cima, excluindo os próprios Cokin pois tenho dois e são miseráveis. E caros.

Sofia, tendo um tripé não tens uma necessidade premente de usar filtros, podes obter boas fotos usando a técnica de dupla exposição. Passo a explicar:

1º Escolhes o tipo de medição Average Center (ou parecido) que é caracterizado pelo símbolo ( ) e apontas a máquina para o céu. Decoras o valor da exposição que te deu e tiras-lhe meio stop de luz. Supõe que te dava 1/500 a f/8, tirando -1/2 EV ficarias com 1/320 a f/8.

2º Colocas a máquina em manual, metes esses parâmetros, enquadras e tiras a foto. À partida irás ficar com um céu bem exposto e um primeiro plano bastante escuro.

3º Sem tirar a máquina do mesmo enquadramento, tiras cerca de 3 a 4 stops ao valor que usaste para tirar a foto ao céu. Na prática, se usaste 1/500s, para expores o primeiro plano irás passar para uma velocidade na ordem dos 1/30s para conseguires uma luz razoável.

4º Se fizeste bem as coisas, ou mais ou menos bem, terás duas fotos, uma correctamente exposta para o céu e outra correctamente exposta para o 1º plano. Pessoalmente, gosto de deixar o primeiro plano um pouco subexposto. Poderá haver alguma diferença nos enquadramentos devido ao movimento a que o tripé é sujeito ao mudar os parâmetros.

5º Abres as duas fotos no PS ou similar e juntas como panorâmica. À partida, irás ficar com as duas fotos perfeitamente alinhadas. A partir daí, crias uma layer mask e aplicas um gradiente de forma a revelar ou o céu ou o primeiro plano, depende da foto que esteja em primeiro lugar. E pronto, simulaste a utilização de um filtro gradiente Smile

Fica aqui um video para a parte do tratamento no PS:

https://www.youtube.com/watch?v=PVtL3iblglI&feature=related

Ah, e fotografem sempre em RAW. Vão ficar impressionados com o detalhe que conseguem ir buscar na edição.
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por § o f i a Qua Jan 26, 2011 3:01 pm

Muito obrigado pela explicação Tiago Very Happy
Eu realmente tenho um tripé, mas como o t€mpo não dá para tudo, é um tripé de 30€ Razz

Eu sei que tenho esa opção de fazer diferentes exposições para os 2 planos. Tenho alguns HDR's ainda para "montar". Aqui é que está o problema..não sou grande adepta de passar muito tempo a tratar fotos Razz utilizo o LR para editar o RAW e depois o PS para acertos finais. Por isso estou entusiasmada em comprar os filtros para ver umas fotos bem expostas sem ter que tirar mais do que uma...são pancas lol!

Acho que vou então mandar vir o suporte e depois os filtros logo se vê...
Mas como tenho um ND full de rosca, estou a pensar mandar vir (para já) um kit de ND graduados Hitech Rolling Eyes
§ o f i a
§ o f i a
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 304
Idade : 36
Localização : Vale de Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por Flor_de_Lótus Qua Jan 26, 2011 3:11 pm

Olá Sofia! Smile

Aqui fica o link do suporte e do anel adaptador que mandei vir:

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220669250349
Flor_de_Lótus
Flor_de_Lótus
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 162
Localização : Cacia
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 20/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por tiagosilva Qua Jan 26, 2011 3:33 pm

Mesmo no LR se tiveres uma foto +/- equilibrada consegues recuperar detalhe com uma ferramenta que está lá e simula precisamente os filtros GND.

Pessoalmente prefiro usar a dupla exposição que HDR, além de ser menos trabalhoso o resultado não fica tão artificial como o HDR tende a ficar, mas aí já são gostos e também tenho de admitir que há HDR que funcionam muito bem.

Quanto à panca, é uma boa panca Laughing Mas também tens de ter a noção que normalmente uma boa foto pede o seu quê e o seu tempo de edição, principalmente quando as tiramos em RAW.

Já agora, um preciosismo à parte...São filtros gradiente, não graduados Razz E fazes bem em optar pelo kit, fica mais barato que comprar os filtros avulso e como já tens um ND de rosca, já estás apta a tirar fotos jeitosas ao início/fim de dia com algum arrastamento.
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por § o f i a Qua Jan 26, 2011 3:45 pm

tiagosilva escreveu:Quanto à panca, é uma boa panca Laughing Mas também tens de ter a noção que normalmente uma boa foto pede o seu quê e o seu tempo de edição, principalmente quando as tiramos em RAW.

Sim eu tenho essa noção, mas para mim é a parte chata da coisa Razz


Já agora, um preciosismo à parte...São filtros gradiente, não graduados Razz E fazes bem em optar pelo kit, fica mais barato que comprar os filtros avulso e como já tens um ND de rosca, já estás apta a tirar fotos jeitosas ao início/fim de dia com algum arrastamento.

Eu sei que são filtros gradientes --' que estúpida...ainda ontem vi que alguém tinha escrito graduado em vez de gradiente no FF e hoje fui fazer a mesma coisa. Mas sei que graduados são os filtros close up e os meus óculos xD
§ o f i a
§ o f i a
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 304
Idade : 36
Localização : Vale de Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por tiagosilva Qua Jan 26, 2011 3:53 pm

Acontece...eu também escrevia sempre graduado Laughing Até já vi numa revista esse erro, mas tendo em conta que essa mesma revista tinha na capa "Concelhos para melhores HDR" achei que essa parte do graduado era um mal menor lol!
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por carlos Qua Jan 26, 2011 8:05 pm

Boas.
Recebi ontem o kit que encomendei na Laserlab. Há algum tempo que andava a ponderar esta compra e depois de muitas reviews e de conselhos de alguns companheiros foi o que decidi. Sobre o topico penso que o problema é a qualidade dos filtros e a medida. Sobre a qualidade formatt será o mínimo, a partir daí (tiffen, lee) já é necessário mais €€€€. Sobre a dimensão e tendo em vista a utilização em lente de 10/11 mm é necessário os de 100 mm. Resumindo: sobretudo pelo vários filtros necessários é importante pensar em termos de futuro, pois comprar filtros de 85 mm não me parece ser um bom investimento.

Cumpts!

carlos
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 142
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 06/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por tiagosilva Qui Jan 27, 2011 11:27 am

O problema do sistema de 85mm com UGA's é a altura do perfil do suporte que com as 3 slots entra no 'campo de visão' da objectiva. Existem uns suportes de 85mm para UGA, estão limitados a 1 slot.

O sistema P pode ser usado em objectivas até um diâmetro máximo de 82mm. Claro que se essa objectiva com 82mm for uma UGA, aí limita bastante a utilização.

No meu caso, como uso o suporte em conjunto com um CPL, bastaria-me comprar um CPL wide ou mesmo retirá-lo para poder usar a objectiva nos 11mm sem vinhetagem provocada pelo suporte, mas são opções Smile
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por Pingo Doce Seg Jan 31, 2011 1:34 am

Boas

Eu também queria comprar um filtro ND hitech para longas-exposições durante o dia.

No website que o JDSMaia mandou , só tem lá duas medidas para os filtros , 85mm e 100mm . Eu tenho uma Canon 450D com uma lente 55mm diametro penso eu . Como faço ? Compro o de 85 e depois um suporte daqueles que se fala aqui em cima ?

Não há alternativas mais baratas do que hitech ? Um user aqui disse que tem um da Formatt ...

Obriagado
Pingo Doce
Pingo Doce
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 95
Localização : Fermentelos
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 02/08/2009

http://pepinoid.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por JDSMaia Seg Jan 31, 2011 2:34 am

Pingo Doce eu comprei no ebay o meu suporte neste vendedor
É igual ao meu excepto o anel que no meu caso tenho 67mm, depois é só comprar os filtros que quiseres de 85mm são compativeis
Já estou farto de procurar pelo ebay por filtros que reduzam 8/9 ou 10 fstops mas nunca encontrei baratitos, portanto dar 30 euros por dar mais vale dar por um que sabes que é bom, mas procura que encontras muita treta desta no ebay

filtro

Espero ter sido util
Bons clics
JDSMaia
JDSMaia
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 612
Idade : 45
Localização : Pardilhó
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 17/02/2008

http://picasaweb.google.com/tucajerin

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por § o f i a Seg Jan 31, 2011 10:19 am

Pingo Doce, se a tua lente for a 18-55, deve ter 58mm de diâmetro.
Eu mandei vir da semana passada um suporte e anel para 58mm (de momento é a unica medida que vou necessitar)...depois vou adquirir da laserlab os filtros para suporte de 85mm Smile
§ o f i a
§ o f i a
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 304
Idade : 36
Localização : Vale de Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por tiagosilva Seg Jan 31, 2011 12:21 pm

Pingo Doce escreveu:Boas

Eu também queria comprar um filtro ND hitech para longas-exposições durante o dia.

No website que o JDSMaia mandou , só tem lá duas medidas para os filtros , 85mm e 100mm . Eu tenho uma Canon 450D com uma lente 55mm diametro penso eu . Como faço ? Compro o de 85 e depois um suporte daqueles que se fala aqui em cima ?

Não há alternativas mais baratas do que hitech ? Um user aqui disse que tem um da Formatt ...

Obriagado

Mais barato que Hitech só se for aquela filtralhada chinoca, agora mais barato E melhor ou igual, não arranjas. Hitech ou Formatt é a mesma coisa Wink

As medidas que referes, são do suporte. Isto é, suportam filtros rectangulares/quadrados de 85mm ou de 100mm, sendo que os de 85mm são os mais comuns e por isso mais baratos.
O que necessitas para começar é um anel adaptador com o diametro da objectiva que tens e o tal suporte, a partir daí só necessitas de comprar filtros, que serão os de 85mm. Estes 85mm nada têm a ver com diâmetros de objectivas, é a largura do filtro que colocas suporte.

Para começar necessitas do que a Sofia indicou no post dela.
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por Joaquim Galhão Seg Jan 31, 2011 12:40 pm

Tiago, já agora pergunto quais consideras os melhores filtros ND sem gradação dentro da esfera da Hitech.

Cumps
Joaquim Galhão
Joaquim Galhão
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 1116
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 13/12/2008

http://www.joaquimgalhao.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por tiagosilva Seg Jan 31, 2011 12:59 pm

Melhores em que sentido?

Para longas exposições durante o dia, ND3.0 de 9 stops.

Para não tão longas exposições ou em alturas em que a luz é pouca mas mesm assim não é suficiente para usar exposições na ordem dos segundos, ND 1.2 de 4 stops ou o 0.9 de 3 stops.

Isto vai depender muito daquilo que pretendam. Por exemplo, usar um ND de 9 stops ao fim do dia é para ter fotos com MINUTOS de exposição.
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por Pingo Doce Seg Jan 31, 2011 9:35 pm

Ah , percebido !
Sofia , podes manda o link do suporte que mandaste ??
Pingo Doce
Pingo Doce
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 95
Localização : Fermentelos
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 02/08/2009

http://pepinoid.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por § o f i a Seg Jan 31, 2011 10:55 pm

Claro que sim!

Este vendedor já tem o suporte e anel tudo no mesmo item e como está em dolares, ficou uma pechincha Razz
Quando chegar, vamos ver como se comporta xD

http://cgi.ebay.co.uk/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=220669250349&ssPageName=ADME:B:EOIBSA:GB:1123
§ o f i a
§ o f i a
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 304
Idade : 36
Localização : Vale de Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por Pingo Doce Ter Fev 01, 2011 5:28 pm

Quando chegar diz aqui o que achas dele Smile

Obrigado !
Pingo Doce
Pingo Doce
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 95
Localização : Fermentelos
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 02/08/2009

http://pepinoid.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por § o f i a Seg Fev 07, 2011 10:57 am

Bem pessoal, quero ver se esta semana encomendo o kit ND gradiente soft edge da Hitech.

Mas para "complementar" o kit, queria mandar vir um ND full (mas só um, que o € não estica Razz )
O que eu pretendia é um arrastadinho ao final do dia, por isso não necessito um de 9 stops...ou por exemplo pa ir à Cabreia...
Será que chega um de 3 stops? Rolling Eyes qual o que utilizam mais normalmente para estas situações?

Wink
§ o f i a
§ o f i a
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 304
Idade : 36
Localização : Vale de Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 13/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Filtros e companhia Empty Re: Filtros e companhia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos