AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paisagens aleatórias (4F)

5 participantes

Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por El Cavera Ter Abr 19, 2011 9:42 pm

Umas fotos de umas paisagens (apesar de que não sei se lhes poderei assim chamar) que fui tirando...
Da mais antiga para a recente.

Paisagens aleatórias (4F) Rvore

Paisagens aleatórias (4F) 96542961

Paisagens aleatórias (4F) Praiad

Paisagens aleatórias (4F) Ocaminho
El Cavera
El Cavera
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 70
Localização : Pinheiro da Bemposta
Concelho : Oliveira de Azeméis
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por jncruz Ter Abr 19, 2011 10:07 pm

Boas,

Pessoalmente, acho a última interessante, mesmo com os Flares provocados pela luz quase frontal. Por acaso o flare da direita parece-me ser "artificial" mas acho que a foto está interessante, pela utilização que deste ao passadiço como ponto forte da imagem. Poderia, eventualmente, ganhar com outra perspectiva e/ou enquadramento, mas ainda assim gosto.

Já as restantes podiam ser grandemente melhoradas. A 1ª para além de estar toda muito verde, não tem um verdadeiro ponto de interesse e torna-se demasiado confusa sem um ponto focal forte.

A 2ª sofre mais ou menos do mesmo problema, para além da cor do céu (edição?) não tem muito mais interesse. A ideia do contraluz para aproveitar as silhuetas é boa, mas as que escolheste não têm grande impacto e ocupam demasiado espaço na imagem. Acresce ainda que no meio de tudo aparece uma cabine eléctrica e um cabo eléctrico que estragam todo o cenário.

A 3ª tem potencial, mas IMHO exageraste na edição. A zona do Sol perdeu toda a informação e criou um halo estranho que foi potenciado pela edição. Tens ainda o horizonte desalinhado. Numa foto como esta em que quiseste, presumo, dar um ar mais surreal ao momento, não acho muito crítico e até acho que pode contribuir para o efeito mas, genericamente, é algo que deves evitar.

Keep it going.

Abraço

João Nuno Cruz
jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por JDSMaia Ter Abr 19, 2011 10:23 pm

Acho que o Jn já disse tudo mas de salientar que a edição que deste ás fotos foi muito agressiva, puxas-te muito pelas cores e foi em demasia...
Manda vir mais.... Very Happy
JDSMaia
JDSMaia
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 612
Idade : 45
Localização : Pardilhó
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 17/02/2008

http://picasaweb.google.com/tucajerin

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por El Cavera Ter Abr 19, 2011 10:29 pm

Viva, obrigado pela critica.
A primeira é uma das fotos que menos gosto por efectivamente não ter nada como ponto fulcral... Como é perto da minha casa provavelmente neste fim de semana vou-me debruçar sobre este spot Wink
A segunda não sofreu edição no ceu, só a tirei mesmo por causa do ceu estar alaranjado naquele dia (veio uma boa trovoada no dia seguinte hehe) só lhe carreguei mais no contraste para evidenciar as folhas... O cabo e a cabine vou tentar eliminar com o PS... Mas do sitio de onde tirei tambem pouco havia a fazer para os fazer desaparecer no momento da foto Neutral

A terceira vou tentar menos saturação, mas agrada-me pelo tom surreal (o halo do sol foi em parte intencional para criar um efeito divino)
Tenho alguma forma de corrigir o alinhamento do horizonte atraves de software?

A quarta é uma das que mais agrada, os flares são todos naturais e intencionais, não sei em concreto porque o fiz mas achai que tinha de o fazer naquele momento What a Face

Abraço


Última edição por El Cavera em Qua Abr 20, 2011 2:17 am, editado 1 vez(es)
El Cavera
El Cavera
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 70
Localização : Pinheiro da Bemposta
Concelho : Oliveira de Azeméis
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por JDSMaia Ter Abr 19, 2011 10:37 pm

O que interessa é que estejas satisfeito com o que fizeste ... que te dá pica fotografar porque assim fotografamos cada vez mais e melhor....
Para corrijir o alinhamento no Lightroom tens a ferramenta crop que além de dar para cortar, se colocares o rato fora da foto clicas, aparece outra grelha e consegues alinhar o horizonte subindo ou descendo com o rato, em PS não sei, mas não deve ser muito diferente ... Very Happy
JDSMaia
JDSMaia
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 612
Idade : 45
Localização : Pardilhó
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 17/02/2008

http://picasaweb.google.com/tucajerin

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por El Cavera Ter Abr 19, 2011 10:39 pm

Obrigado JDSMaia Wink
El Cavera
El Cavera
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 70
Localização : Pinheiro da Bemposta
Concelho : Oliveira de Azeméis
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por jncruz Ter Abr 19, 2011 10:51 pm

Boas,

Como disse o Maia, é importante é que te divirtas a fotografar e que não percas o entusiasmo, ainda que isso possa ter que significar um aumento no teu nível de exigência e, com o tempo, vais dar por ti a ser mais selectivo com o que fotografas!

Para endireitar o horizonte a forma mais simples de fazer no PS é como mostram AQUI

Abraço

João Nuno Cruz
jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por tiagosilva Qua Abr 20, 2011 10:52 am

E pronto, já foi tudo dito Very Happy

Se estás a começar, ou a recomeçar como deu a entender pelo teu post de boas vindas (bem vindo já agora Smile), é normalíssimo que ao início comeces a exagerar um pouco na PP e tentes puxar a mesma para o surrealismo. Eu sei porque eu fazia exactamente a mesma coisa Laughing

Quanto aos aspectos das fotos em si, o jncruz disse praticamente tudo. O primeiro ponto de partida na fotografia é tirares fotos que te agradem a ti, quando o começares a fazer com regularidade, podes começar a pensar um pouco nos outros, isto porque não temos todos os mesmos gostos! Resumindo, há que continuar e tirar milhares de fotografias, porque é mesmo a melhor maneira de aprender Very Happy

Abraço e manda vir mais!
tiagosilva
tiagosilva
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 890
Idade : 40
Localização : Ilhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 20/02/2008

http://tiagojsilva.deviantart.com/gallery

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por El Cavera Qua Abr 20, 2011 10:50 pm

Obrigado Tiago Very Happy

A terceira já esta alinhada, ficou melhor, mas depois de vecês terem apontado as criticas já não consigo olhar para ela da mesma forma lol!
El Cavera
El Cavera
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 70
Localização : Pinheiro da Bemposta
Concelho : Oliveira de Azeméis
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por JDSMaia Qui Abr 21, 2011 9:30 pm

El Cavera escreveu:Obrigado Tiago Very Happy

A terceira já esta alinhada, ficou melhor, mas depois de vecês terem apontado as criticas já não consigo olhar para ela da mesma forma lol!

É sempre assim muitas vezes olhamos para uma foto que tiramos e achamos que é fantastica, depois alguem aponta algo que não nos apercebemos .... e dizemos realmente ... que me**a ... fonix como é que não vi .... e nunca mais olhamos para essa foto e outras que tiramos da mesma maneira ....
A isso eu chamo "afinar o olho" com o tempo ficamos mais picuinhas .....
Acho que mais tarde ou mais cedo todos vamos chegar a um ponto em que nem sequer fotografamos já que vai ficar sempre uma me***a ....ou não ...lol Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
JDSMaia
JDSMaia
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 612
Idade : 45
Localização : Pardilhó
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 17/02/2008

http://picasaweb.google.com/tucajerin

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por moreira.tc Qui Abr 21, 2011 10:03 pm

LOL eu por norma é passado um dia reparo sempre em qualquer estupidez que fiz e puff! deixou de ser favorita e acho sempre que está a ser uma porcaria -.-'
moreira.tc
moreira.tc
ISO 200
ISO 200

Número de Mensagens : 210
Idade : 31
Localização : Aveiro
Concelho : Oliveira do Bairro
Data de inscrição : 05/02/2011

http://www.flickr.com/photos/moreira_tc/

Ir para o topo Ir para baixo

Paisagens aleatórias (4F) Empty Re: Paisagens aleatórias (4F)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos