AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Velhinhos

+2
Joaquim Galhão
Nuno Maranhão
6 participantes

Ir para baixo

Velhinhos Empty Velhinhos

Mensagem por Nuno Maranhão Seg Jan 25, 2010 6:15 pm

Hoje peguei na máquina, fui dar uma volta, e voltei com alguns retratos. Que acham?

Material: 450D + EF 135mm f/2.8 e posterior edição no Lightroom.

Comentários, muitos! Smile

1
Velhinhos Img0934ox

2
Velhinhos Img0959y

3
Velhinhos Img0967h

4
Velhinhos Img0994p

5
Velhinhos Img1003wy

cumprimentos
Nuno Maranhão
Nuno Maranhão
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Aveiro/ Coimbra
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 18/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Nuno Maranhão Seg Jan 25, 2010 7:07 pm

Deixo mais duas Smile

6
Velhinhos Img0964i

7
Velhinhos Img0987u
Nuno Maranhão
Nuno Maranhão
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Aveiro/ Coimbra
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 18/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Joaquim Galhão Seg Jan 25, 2010 7:27 pm

Espero que tenhas autorização por parte das pessoas para publicar as imagens.
Gosto dos detalhes em algumas fotos, mas penso que perdeste algum ao sobre-contrastar as imagens.
Pode ser do meu monitor estar mal calibrado pelo que fico a espera de mais comentários.
Abraço
Joaquim Galhão
Joaquim Galhão
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 1116
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 13/12/2008

http://www.joaquimgalhao.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Nuno Maranhão Ter Jan 26, 2010 1:22 am

A discussão sobre a autorização dos sujeitos fotografados para publicação das fotos é longa e dura há muitos anos, mas eu tenho uma maneira muito simples de ver as coisas. Fotografo à luz do dia, à vista de todos, sem grandes teles e sem ser à socapa. Quando me abordam pedindo que não tire determinada fotografia, acedo cordialmente. De contrário, fotografo à vontade e publico sem problemas. Concedo, no entanto, que possas considerar a minha atitude condenável. Opiniões.Smile

Deixo-te a pergunta: já pensaste em quantas grandes fotografias - que não é o caso das minhas, certamente - se perderiam se a sua divulgação dependesse em última instância da autorização dos sujeitos que nelas figuram?
Nuno Maranhão
Nuno Maranhão
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Aveiro/ Coimbra
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 18/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Kestna Ter Jan 26, 2010 9:09 am

Tb me parece que há alguma falta de nitidez nas fotos..
Pessoalmente gosto da 3ª, nas outras não há grande coisa que me chame a atenção...
Algumas como a 1ª têm tanta informação que se não fosse o título do tópico não saberia qual o ponto principal da foto, e outras simplesmente passam ao lado como a foto em q a senhora vai a andar a olhar para o chão ou aparentemente de olhos fechados...
No entanto, no geral está um bom trabalho, contínua Wink Não te esqueças é que antes de grandes fotos está a privacidade das pessoas Wink
Kestna
Kestna
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 496
Idade : 38
Localização : Murtosa
Concelho : Murtosa
Data de inscrição : 04/01/2009

http://www.flickr.com/kestna

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Nuno Maranhão Ter Jan 26, 2010 10:18 am

Kestna escreveu:Tb me parece que há alguma falta de nitidez nas fotos..
Pessoalmente gosto da 3ª, nas outras não há grande coisa que me chame a atenção...
Algumas como a 1ª têm tanta informação que se não fosse o título do tópico não saberia qual o ponto principal da foto, e outras simplesmente passam ao lado como a foto em q a senhora vai a andar a olhar para o chão ou aparentemente de olhos fechados...
No entanto, no geral está um bom trabalho, contínua Wink Não te esqueças é que antes de grandes fotos está a privacidade das pessoas Wink

Obrigado pelo teu comentário. As minhas preferidas também são a terceira e a quarta. E quando as postei sabia da falta de nitidez em algumas (ainda tenho alguns problemas a focar nestas situações), mas acho que neste tipo de fotografia vale mais um momento bem captado, uma boa expressão, um olhar marcante, que uma imagem tack-sharp. Enfim, é um aspecto a melhorar.Smile

Atendendo também ao que o Galhão disse, deixo a foto 4 com uma edição mais suave, com uma ajudinha do Tiago Silva Very Happy:

Velhinhos Img0994jt




Very Happy Very Happy
Nuno Maranhão
Nuno Maranhão
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Aveiro/ Coimbra
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 18/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por unlogic Ter Jan 26, 2010 12:19 pm

. de facto, kudos para a 3 e 4.bela lente . acho que o motivo pelo qual deverias ter falado com as pessoas era para ter um enquadramento mais ''a vontade'' se e que entendes. lolol. mas isso ja´é ou nao condenavel. bom trabalho
unlogic
unlogic
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 41
Localização : Avanca
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 16/09/2009

http://www.flickr.com/marcelopires

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Nuno Maranhão Ter Jan 26, 2010 12:33 pm

unlogic escreveu:. de facto, kudos para a 3 e 4.bela lente . acho que o motivo pelo qual deverias ter falado com as pessoas era para ter um enquadramento mais ''a vontade'' se e que entendes. lolol. mas isso ja´é ou nao condenavel. bom trabalho

Aí sim, concordo quando falas que facilita muito falar com as pessoas para conseguir enquadramentos melhores. Mas quando me ponho na posição do sujeito fotografado acabo por concluir que não gostaria de ser colocado nessa posição. Então tento fotografar com o mínimo de intrusão no ambiente que me rodeia. Smile Consequentemente, obtenho resultados mais naturais.

É mais difícil, mas gosto do desafio e quando conseguimos uma foto 'boa' é tão recompensador Smile

Obrigado pelo comentário Wink
Nuno Maranhão
Nuno Maranhão
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Aveiro/ Coimbra
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 18/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Pingo Doce Qua Jan 27, 2010 9:01 am

A minha favorita é a segunda , bom trabalho.
Mas concordo com o que aqui se disse ...
Força nisso !
Pingo Doce
Pingo Doce
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 95
Localização : Fermentelos
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 02/08/2009

http://pepinoid.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Joaquim Galhão Qua Jan 27, 2010 5:12 pm

Nuno Maranhão escreveu:A discussão sobre a autorização dos sujeitos fotografados para publicação das fotos é longa e dura há muitos anos, mas eu tenho uma maneira muito simples de ver as coisas. Fotografo à luz do dia, à vista de todos, sem grandes teles e sem ser à socapa. Quando me abordam pedindo que não tire determinada fotografia, acedo cordialmente. De contrário, fotografo à vontade e publico sem problemas. Concedo, no entanto, que possas considerar a minha atitude condenável. Opiniões.Smile

Deixo-te a pergunta: já pensaste em quantas grandes fotografias - que não é o caso das minhas, certamente - se perderiam se a sua divulgação dependesse em última instância da autorização dos sujeitos que nelas figuram?

Sem querer aprofundar muito este offtopic, efectivamente podes ser processado por pessoas que estejam retratadas nas tuas fotos se elas as virem publicadas. Estares à vista ou não, não te protege dessas acções jurídicas.
Mas é contigo, se aceitas correr esse risco ou não não tenho nada haver com isso, apenas alertei.
Sem te querer condenar, porque cada um olha para o seu umbigo, deixo apenas a seguinte pergunta e calo-me lol.
Gostavas de numa das tuas navegações pela web, encontrar uma foto tua exposta por outrém?

Voltando ao tópico. Gosto mais da foto não editada.
Joaquim Galhão
Joaquim Galhão
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 1116
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 13/12/2008

http://www.joaquimgalhao.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Conde Qua Jan 27, 2010 8:57 pm

Gosto da 3ª e da 4º so tenho pena o desfoque da 3º. Abraço
Conde
Conde
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 883
Localização : Cacia
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 12/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Nuno Maranhão Qui Jan 28, 2010 7:00 pm

Conde escreveu:Gosto da 3ª e da 4º so tenho pena o desfoque da 3º. Abraço

Obrigado pelo comentário! Um abraço
Nuno Maranhão
Nuno Maranhão
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Aveiro/ Coimbra
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 18/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Nuno Maranhão Qui Jan 28, 2010 7:03 pm

Joaquim Galhão escreveu:
Nuno Maranhão escreveu:A discussão sobre a autorização dos sujeitos fotografados para publicação das fotos é longa e dura há muitos anos, mas eu tenho uma maneira muito simples de ver as coisas. Fotografo à luz do dia, à vista de todos, sem grandes teles e sem ser à socapa. Quando me abordam pedindo que não tire determinada fotografia, acedo cordialmente. De contrário, fotografo à vontade e publico sem problemas. Concedo, no entanto, que possas considerar a minha atitude condenável. Opiniões.Smile

Deixo-te a pergunta: já pensaste em quantas grandes fotografias - que não é o caso das minhas, certamente - se perderiam se a sua divulgação dependesse em última instância da autorização dos sujeitos que nelas figuram?

Sem querer aprofundar muito este offtopic, efectivamente podes ser processado por pessoas que estejam retratadas nas tuas fotos se elas as virem publicadas. Estares à vista ou não, não te protege dessas acções jurídicas.
Mas é contigo, se aceitas correr esse risco ou não não tenho nada haver com isso, apenas alertei.
Sem te querer condenar, porque cada um olha para o seu umbigo, deixo apenas a seguinte pergunta e calo-me lol.
Gostavas de numa das tuas navegações pela web, encontrar uma foto tua exposta por outrém?

Voltando ao tópico. Gosto mais da foto não editada.

Para terminar o offtopic, respondendo à pergunta que me colocas, se eventualmente figurasse no trabalho de algum fotógrafo de street, não só gostaria como faria questão de lhe agradecer Smile

Voltando ao tópico, obrigado pelo teu comentário.

Um abraço
Nuno Maranhão
Nuno Maranhão
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 27
Idade : 34
Localização : Aveiro/ Coimbra
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 18/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Velhinhos Empty Re: Velhinhos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos