Glossário AFC

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Glossário AFC

Mensagem por Joaquim Galhão em Sex Jul 24, 2009 12:31 am

Como ninguém pega nisto tenho que começar eu.
Não sou expert em termos técnicos e o tempo anda escasso pelo que espero que me ajudem neste projecto aberto.
Vão enchendo/corrigindo o glossário que eu depois junto tudo por ordem alfabética e atribuo os créditos aos criadores Wink
Quem tiver dúvidas que espera ver respondidas sugiro que utilize os atalhos Cntr + F no Mozilla e Cntr + L no Internet Explorer. Se não encontrarem a palavra que procuram a negrito, deixem uma mensagem a pedir para actualizar a lista com a vossa dúvida.
Obrigado.

Começando:



Glossário de termos técnicos Aveiro Foto Clube

AF - Auto-Focus, Focagem automática. Certas lentes carecem desta característica

Diafragma - O diafragma fotográfico é o dispositivo que regula a abertura de um sistema óptico. É composto por um conjunto de finas lâminas justapostas que se localiza dentro da objectiva, e que permitem regular a intensidade de luz que irá para o material fotossensível. O valor do diafragma dá-se através de números, conhecidos como números f ou f-stop, e seguem um padrão numérico universal. Esta escala inicia-se em 1, 1.4, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22, 32, 44, 64 etc, sendo que, quanto menor for o número f, maior a quantidade que luz que ele permite passar e, quanto maior o número f, menor a quantidade de luz que passará pelo diafragma. Os diferentes valores de abertura do diafragma também geram diferentes efeitos de profundidade de campo, e consequente aparência de foco. Diafragmas mais fechados tendem a proporcionar maior "foco", enquanto diafragmas mais abertos tendem a fazer o oposto, tendo em vista que ele aumenta ou diminui a profundidade de campo.

DOF - Depth Of Field ou Profundidade de Campo. É um efeito que descreve até que ponto objectos que estão mais ou menos perto do plano de foco aparentam estar nítidos. Regra geral, quanto menor for a abertura do diafragma (maior o valor f/), para uma mesma distância do objecto fotografado, maior será a distância do plano de foco a que os objectos podem estar enquanto permanecem nítidos. De salientar que só pode existir um ponto focalizado, e a profundidade de campo gera uma impressão de focalização nos elementos contidos em diversos planos. Porém, independentemente da abertura escolhida, a proximidade que se está do objecto a ser fotografado é determinante para se ter uma grande ou baixa profundidade de campo na fotografia. Quanto mais próximo se está do tema, menor será a profundidade de campo que se obterá.

ISO - É a sensibilidade do dispositivo fotossensível da câmara. Um número menor indica que demorará mais tempo/ precisará de mais luz para registar a imagem, enquanto que um valor maior significa uma maior rapidez. Porém um maior ISO implica grão, sendo que é aconselhável utilizar valores ISO de 400 para baixo.

MF - Manual-Focus, Focagem manual. Todas as lentes detêm esta característica. Diz-se ser o ideal para certos tipos de fotografia como Macro.

Obturador - O obturador é um dispositivo mecânico que abre e fecha, controlando o tempo de exposição do filme (ou do sensor das câmaras digitais) à luz numa câmara fotográfica. É uma espécie de cortina que protege a câmara da luz, e quando acionado o disparador, ele abre-se. Quanto mais tempo aberto, mais luz entra. Está embutido no interior do corpo da câmara após o diafragma. A velocidade do obturador é um dos factores utilizados para alterar o resultado final de uma fotografia pelo fotógrafo. É representado pelo símbolo ''x caso esteja aberto por mais de 1 segundo e 1/xx caso esteja aberto por menos de 1 segundo, sendo que x é um valor variável.

PS - Photoshop. Programa de edição de imagem digital produzido pela Adobe. As suas mais recentes versões dão pelo nome de CS3, CS4 e Lightroom. Este programa é pago.

PSP - Paint Shop Pro. Programa de edição de imagem digital produzido pela Jasc.

Vinhetagem - Efeito de escurecer as bordas das fotografias

WB -White Balance ou Balanço de Cores. Refere-se aos ajustes que são efectuados pelo fotógrafo ou pela câmara fotográfica para se obter imagens com fidelidade de cores próxima àquelas que os objectos apresentam sob iluminação ideal. A percepção da visão humana faz com que vejamos um papel branco na sua cor natural sob diferentes condições de iluminação. A maioria das câmaras fotográficas digitais também o faz automaticamente, embora nem sempre satisfatoriamente, pelo que terá que ser corrigido muitas vezes pelo fotógrafo.



Fonte: Wikipedia (com revisão minha até ver)
avatar
Joaquim Galhão
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 1116
Idade : 29
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 13/12/2008

http://www.joaquimgalhao.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum