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Fotografia Analógica e Digital

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Mensagem por tiagosilva Qui Jan 22, 2009 9:50 pm

Alexander Kharlamov escreveu:Canon 350D
Canon EOS1
Canon 5DmkII
Canon Powershot, nem sei o modelo, que raramente uso

Ando a poupar para uma Mamiya médio formato...talvez depois de trabalhar no verão ja tenha fundos.

Tou a ver que o Rui também já te fez uma 'lavagem' ao cérebro Laughing Mas fazes bem, só aquele viewfinder comparado com os viewfinder das SLR mais parece TV HD, já para não falar na qualidade de imagem Very Happy
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Mensagem por Alexander Kharlamov Sex Jan 23, 2009 10:56 am

tiagosilva escreveu:
Alexander Kharlamov escreveu:Canon 350D
Canon EOS1
Canon 5DmkII
Canon Powershot, nem sei o modelo, que raramente uso

Ando a poupar para uma Mamiya médio formato...talvez depois de trabalhar no verão ja tenha fundos.

Tou a ver que o Rui também já te fez uma 'lavagem' ao cérebro Laughing Mas fazes bem, só aquele viewfinder comparado com os viewfinder das SLR mais parece TV HD, já para não falar na qualidade de imagem Very Happy

Pois, médio formato é outro nível, provavelmente se não visse as fotos do Rui nem pensava muito no assunto, mantinha-me pelo digital, uma gama brutal de cinzas...O viewfinder também foi algo que me impressionou imenso.
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Mensagem por tiagosilva Sex Jan 23, 2009 11:00 am

Quando estavamos na Serra da Arada e ele me diz: "Oh Tiago, vê aqui" e espreitei, parecia que estava a ver a D. Maria numa televisão de alta definição, é uma coisa brutal mesmo. Acho que fazes bem, o digital é bom porque não tens grandes compromissos com a quantidade de fotos que tiras, em analógico há que pensar bem antes de tirar a foto, o que convenhamos que ajuda a corrigir erros de enquadramento e depois aqueles P/B... Shocked fantásticos!
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Mensagem por ShadowOfTheSun Sex Jan 23, 2009 12:16 pm

Mesmo em digital podes fazer isso de corrigir os erros de enquadramento.

Uma das coisas que eu ultimamente tenho feito é colocar a objectiva numa determinada distância focal (normalmente 50mm) e depois sem mexer nela tentar fazer o melhor enquadramento possível.

Em relação à quantidade de fotos que se tira no digital eu não tiro muitas, porque tento sempre que possível fazer a melhor foto, o que costuma demorar muito tempo até estar ao meu gosto.

Mas concordo que em digital não há tanto a preocupação do enquadramento e da quantidade de fotos que se tira.
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Mensagem por tiagosilva Sex Jan 23, 2009 12:31 pm

Sim, claro...mas em digital supõe que tiras uma foto e por engano focas mal ou só reparas em determinado pormenor depois quando a ves no LCD...Em médio formato, tens um viewfinder fantástico, esse meu amigo tem de levar um tripé, é impossível tirar fotos com a máquina na mão, a focagem é feita ao milimetro também não é por aí que vais falhar, mas depois há certas coisas que em digital dá jeito, por exemplo em situações de luz complicada dá para ires 'testando' até chegares a uma conclusão sobre os melhores settings.
Mas sim, a vantagem do filme em relação ao digital não são estes detalhes de técnica e porque dá mais jeito, a vantagem mesmo é a gama dinamica que tens e a qualidade de imagem, tem uma definição brutal. Além de que segundo me disseram, se fizeres um crop a 100% ainda ficas com um frame com 5000px de lado, isso é praticamente outra foto Laughing Talvez a maior limitação em médio formato seja o facto de cada rolo só dar 10 a 12 fotos, depende do formato do sensor. Mas no fundo acaba por ser um formato usado para um tipo de fotografia em concreto, não é para andar por aí a disparar à maluca. Smile E depois aqueles P/B, são inconfundíveis...

Quanto a esse teu exercício de colocar a objectiva a 50mm, é um excelente método para trabalhar os enquadramentos e acima de tudo para lidar com algumas limitações do material.
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Mensagem por ShadowOfTheSun Sex Jan 23, 2009 12:43 pm

Eu ainda não perdi a esperança de no futuro comprar uma máquina analógica, mesmo por esses motivos que referes. O "desafio" em si, e a qualidade que essas máquinas nos proporcionam são de facto muito boas mesmo. É praticamente impossível comparar uma máquina dessas a uma digital porque são a meu ver para situações diferentes na maior parte das vezes e obtém-se resultados diferentes.

Médio formato pelo que tenho lido é muito usado principalmente para paisagens devido a esse potencial que tem, e também porque o tripé é daquelas coisas que em certos casos é praticamente impossível de usar.

Este tipo de exercícios (colocar a objectiva a uma determinada distância focal) é muito usado nas escolas mais conceituadas, para a pessoa limitar-se a si mesma e aprender a trabalhar com essas limitações. Enquanto não tiver uma lente prime vou continuar a usar a minha para me auto limitar e fazer este tipo de exercícios.
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Mensagem por tiagosilva Sex Jan 23, 2009 12:50 pm

Sim, até eu já andei a ver se encontrava umas analogicas baratas para experimentar Smile

No caso que referi, ele tira maioritariamente retratos, é o Rui Pires, ele também está aqui inscrito.

A minha 'limitação' bate nos 17mm, queria que fosse mais wide mas chega ali e não vai mais para trás Laughing Os 55mm já são limitadores no tipo de fotos tipo as 'Vidas Rurais', tem que se manter uma certa distância das pessoas para manter a naturalidade, mas depois aí também já entram em acção os 10MP e uns ligeiros crops Very Happy
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Mensagem por ShadowOfTheSun Sex Jan 23, 2009 1:21 pm

Eu em termos de lente estou limitado inferiormente aos 18mm e superiormente aos 200mm. Optei por ter mais versatilidade e um pouco menos de qualidade do que se tivesse uma lente com menos "zoom". No entanto é meu plano a curto e médio prazo comprar lentes melhores e mais curtas, incluindo algumas prime, e manter esta para situações em que prefira a versatilidade e não queira trazer tanta coisa comigo.

As analógicas que tenho encontrado à venda estão algo caras, penso que a procura por estas nos últimos tempos tem subido e o preço das usadas consequentemente também subiu. Resta esperar por uma altura em que a procura diminua a ver se o preço desce.
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Mensagem por tiagosilva Sex Jan 23, 2009 1:25 pm

Acho que para começar optaste bem, tens versatilidade e uma qualidade razoavelmente boa e agora ao inicio evitas andar carregado de material.
As analogicas andei a ver umas daquelas mais simples, arranjam-se coisas até 80€ para umas brincadeiras, mas neste momento ainda é bastante. A procura por material vintage nos ultimos meses tem subido bastante pelo que também levou ao aumento dos preços, já se sabe que aproveitam sempre para inflacionar um pouco o material.

PS: Como és moderador, que tal moveres os ultimos posts deste topico para um novo topico? Estamos já um bocado off topic Very Happy
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Mensagem por ShadowOfTheSun Sex Jan 23, 2009 1:35 pm

Eu também penso que optei bem, porque quis ter versatilidade agora no inicio.

Ando com ideias de comprar uma objectiva completamente manual para a minha máquina, mas por enquanto não o vou fazer, porque tal como tu disseste o material vintage anda com muita procura e consequentemente os preços subiram. Resta esperar que a procura diminua para se conseguir uns negócios porreiros.
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Mensagem por tiagosilva Sex Jan 23, 2009 1:39 pm

Tens Nikon não é? Ficas um tanto limitado na escolha, pois ao escolheres uma de mount diferente da Nikon maior parte dos adaptadores vêem com um elemento optico o que te faz perder alguma qualidade, se apostares num adaptador normal ficas sem focagem no infinito o que dependendo do uso da objectiva até pode nem fazer falta nenhuma, tipo em retrato.

Há muito por onde escolher, eu já tive duas objectivas MF, mas acabei por as vender por não lhes dar grande uso, mas a qualidade era excepcional e nem aos 150€ chegava Very Happy
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Mensagem por ShadowOfTheSun Sex Jan 23, 2009 2:11 pm

Sim tenho Nikon. Já ouvi falar nessas limitações, sei que a Canon tem mais facilidade nesse aspecto.
Quando eu começar a pensar em comprar uma MF começo com as minhas pesquisas a ver o que me satisfaz melhor e logo decido. Até pode ser que compre uma Canon em segunda mão para usar só com lentes MF, isto se encontrar algum negócio fixe, se bem que prefiro manter só uma máquina e ir trabalhando com ela.
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Mensagem por tiagosilva Sex Jan 23, 2009 2:21 pm

Não te recomendo isso, até porque o viewfinder das Canon xxxD não é o ideal para focagem manual, mesmo o da 40D não é o ideal, apesar de dar para mudar na 40D nas outras Canon não tenho a certeza.

A focagem no infinito dá mais jeito em paisagem, em retrato e fotos 'normais' não vai fazer grande diferença. Mas tens Nikon MF com uma qualidade muito boa, é uma questão de estar atento.
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Mensagem por ShadowOfTheSun Sex Jan 23, 2009 2:28 pm

Eu das Canon não sei qual a qualidade dos viewfinder, mas da Nikon é muito boa. Assim fico-te agradecido por essa informação.
As Nikon são lentes de muito boa qualidade, mas como tudo o que é de boa qualidade paga-se um bom bocado por isso. Mas é claro que vou andando atento a ver se aparece alguma coisa MF da Nikon e que esteja dentro das minhas possibilidades.
Enquanto não vou tendo lentes MF vou usando o modo manual na minha lente, que sempre dá para ir brincando um bocado.
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Mensagem por tiagosilva Sex Jan 23, 2009 2:40 pm

Teoricamente, os viewfinders das SLR digitais não são os ideais para MF, o ideal eram uns viewfinder com (ou de, não sei a designação certa) Split Screen que era (e é) o usado nas máquinas analógicas. Na 40D foco bem manualmente e há muito boa gente que o faz em 350/400D por isso não é por aí. Não é o ideal, mas serve perfeitamente.

Se vires bem e tiveres as dioptrias correctas no viewfinder é meio caminho andado para não te enganares na focagem Very Happy
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Mensagem por ShadowOfTheSun Sex Jan 23, 2009 2:55 pm

Entendo.

Eu por acaso vejo bem e tenho o viewfinder bem certinho para mim, assim sei que não me engano na focagem.

P.S.: Isto está a ser uma conversa a dois basicamente!
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Mensagem por Alexander Kharlamov Sex Jan 23, 2009 9:48 pm

Existem outros painéis de foco para as canon, não são caros e possibilitam o uso de objectivas manuais, ate mesmo na série XXXD, visto que são muito mais luminosos e permitem distinguir onde esta o plano de foco. No ebay arranjam-se por 25 euros com portes incluídos.
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Mensagem por tiagosilva Sex Jan 23, 2009 9:51 pm

Eu sabia que havia pelo menos mais 2 tipos para a 40D, estava em duvida se dariam nas xxxD, mas fica a confirmação Very Happy
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Mensagem por Rui Pires Dom Jan 25, 2009 2:07 pm

Vocês andam aqui fartinhos de falar mal de mim e nem avisam.
Laughing

O problema das lentes MF nas SLR é exactamente o tamanho do viewfinder, na maioria dos casos é pequeno e para gajos pitosgas como eu é dificil de perceber se o foco está correcto ou não. Nas médio formato mais pequenas, como nas 6x4,5 e mesmo em algumas 6x6 e 6x7 há um sistema de por no waist lever finder com uma lupa, para se ampliar a imagem, de forma a termos a noção de estar bem focada ou não. Por acaso, tenho uma máquina de filme em formato 35mm, uma Nikn F8008 em que o viewfinder é grande, assim como na EOS5 e na EOS1 . Mas na 40D pelo menos para mim usar as primes manuais é sempre complicado, o viewfinder é pequeno. Se for para paisagem, fica tudo mais facilitado, usa-se tripé e recorre-se ao live view da máquina, que por ampliação dá para fazer o fine-tuning à focagem.

Quanto à "guerra" analógico x digital, para mim não existe. Qualidade em preto e branco é mesmo com filme. Qualidade em alta-resolução e gama dinâmica, tambem é filme (por enquanto).
O digital é excelente pelo fluxo de trabalho que proporciona, é prático, barato e permite uma aprendizagem de forma melhorada, mais rápida e mais barata.
Para já ainda não vi nem preto e branco nem cor feita digitalmente que se aproxime à qualidade de um bom filme preto e branco ou do filme "slide" tipo o fuji Velvia ou o Provia, isto em termos de qualidade de cor, gama dinâmica, resolução e brilho.
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Mensagem por tiagosilva Dom Jan 25, 2009 2:38 pm

Se duvidas havia, é dirigirem-se à galeria de Paisagem Laughing

Rui, não tens o adaptador com o chip de confirmação de focagem para usar na 40D? Quando tinha a Jupiter-9 tinha esse adaptador, dava bastante jeito e era mais pratico.
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Mensagem por Rui Pires Dom Jan 25, 2009 2:40 pm

Agora tenho dois, mas quando começei a usar as MF ainda não havia. Sem dúvida que facilitou tudo e esqueci-me por completo de falar nisso

Sorry
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