PhotoEspaña 2011

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

PhotoEspaña 2011

Mensagem por Miguel Estima em Qui Jun 02, 2011 8:47 pm

Já que o pessoal anda numa de exposições, deixo aqui uma nota sobre uma das maiores mostras de fotografia internacional a PhotoEspaña... É em Madrid começou no dia 1 e termina só em finais de Julho...

e para quem pensa que é muito longe... uma viagem até Madrid pode ficar mais barato que ir a Lisboa Smile

segue o artigo que publiquei hoje no clip...


PhotoEspaña
Volta a surpreender o publico em 2011 com “Interfaces”.


Uma das maiores mostras de fotografia internacional, a PHotoEspaña foi inaugurada oficialmente no passado dia 27 de Maio no Museu Berardo em Lisboa, com a exposição "Cem vezes Nguyen", de Alfredo Jaar, criada em homenagem às crianças nascidas nos campos de refugiados vietnamitas.

A XIV edição do Festival de fotografia e Artes Visuais conta com sessenta e sete exposições: vinte e uma na Secção Oficial, seis em OpenPHoto, nove noutras salas e trinta e uma em galerias de arte intitulado “Festival Off”, deste numero a grande parte delas está distribuída pelo centro de Madrid entre museus, galerias, centros de arte e salas de exposições. Nomes como Cindy Sherman, Thomas Ruff, Ron Galella, Alfredo Jaar, Hans-Peter Feldmann, Dayanita Singh, Kan Xuan, Nancy Burson encontram-se entre algumas das propostas.

Participam no festival mais de trezentos e setenta artistas, de cinquenta e cinco nacionalidades. Este ano com uma forte presença portuguesa através de trabalho de Susana de Sousa Dias e do colectivo [KameraPhoto].

“48” de Susana de Sousa Dias tem como base o recente filme “48” que representa um conjunto de histórias dos 48 anos da ditadura portuguesa. O trabalho foi muito aclamado pela crítica internacional e vê agora uma apresentação mais estática através da fotografia no antigo matadouro de Madrid.

Outra representação portuguesa já se encontra fora da grande urbe, em Cuenca. Aí podemos ver uma exposição do colectivo [KameraPhoto]: “Um diário na Republica” projecto do colectivo fotográfico que representa em imagens a comemoração do centenário da implantação da republica em Portugal. Durante os 365 dias do ano passado o colectivo [kameraphoto] registou diariamente imagens de diferentes acontecimentos de Portugal resultando numa escolha das oitenta melhores imagens produzidas pelo grupo formado por Nelson D’Aires, Alexandre Almeida, Augusto Brázio, Martim Ramos, Pauliana Valente Pimentel e Valter Vinagre. A [kameraphoto] foi fundada em Janeiro de 2003 e nasceu da necessidade de criar, em Portugal, uma estrutura que incentivasse, divulgasse e representasse o trabalho de fotógrafos freelancer, incentivando os seus fotógrafos a realizar projectos pessoais e salvaguarda os seus direitos como autores independentes.

O evento que não se fecha só em exposições, promove a fotografia com mesas redondas, debates, actividades formativas e concursos, sendo epicentro do festival a capital espanhola. Comissariada por Gerardo Mosquera, crítico, comissário e historiador de arte independente, a viver em Havana, Mosquera faz parte do conselho editorial de várias revistas de arte internacionais é assessor da Academia de Belas-Artes holandesa, fundou a Bienal de Havana e foi curador do New Museum of Contemporary Art, de Nova Iorque.


Mais informações no site: [url=http://www.phe.es ]http://www.phe.es [/url]
avatar
Miguel Estima
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 108
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 06/06/2009

http://estima.no.sapo.pt

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum