AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda

+3
becas
LN-PT
Black_Scorpion
7 participantes

Ir para baixo

Ajuda Empty Ajuda

Mensagem por Black_Scorpion Sáb maio 14, 2011 3:54 am

Preciso da vossa ajuda!

Ando á procura de uma lente grande angular, mas a um preço baixinho...

Encontrei esta no Niobo: http://niobo.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=68_209_69&products_id=111

Que me dizem?

Black_Scorpion
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 36
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por LN-PT Sáb maio 14, 2011 4:55 pm

bem.... eu não conheço a lente... não tens nenhuma grande angular?
LN-PT
LN-PT
Administrador

Número de Mensagens : 1981
Idade : 41
Localização : Óis da Ribeira
Concelho : Águeda
Data de inscrição : 15/02/2008

http://www.luisneves.net

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por becas Sáb maio 14, 2011 7:13 pm

Também não conheço.. Cosina vintage tem material interessante mas de resto não sei.. Mas também preço baixinho é sempre um entrave (claro não entrando em "relativismos" do que é baixinho para cada um). Por vezes o mercado de 2ª mão apresenta negócios bastante atractivos em material com provas dadas;)
becas
becas
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 697
Localização : Sta Maria da Feira | Aveiro | Esmoriz
Concelho : Santa Maria da Feira
Data de inscrição : 27/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Múrias Sáb maio 14, 2011 7:41 pm

Para isso quase que podes experimentar a minha lente do kit, é uma Nikon 18-55 VR não sei se te interessa, podes ve-la a vontade e até ta posso emprestar uma semana, se a quiseres comprar depois faço-te um preço curtido.
Múrias
Múrias
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 460
Idade : 38
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Miguel Estima Sáb maio 14, 2011 8:34 pm

isso é para usar na D300 ?! nao preferes as OBJECTIVAS mais básicas da Nikkor?!
Miguel Estima
Miguel Estima
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 108
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 06/06/2009

http://estima.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Black_Scorpion Seg maio 16, 2011 5:57 pm

Ora bem... se calhar não me fiz entender bem...
O meu kit da D3000 trazia duas lentes, a 18-55 e a 55-200.

Eu disse grande angular, mas secalhar não é esse o termo...
O que pretendo é uma lente com um campo de visão abrangente... tipo olho de peixe, mas sem ser olho de peixe... olho de peixe era perfeito, mas pelo que tenho visto, abaixo dos 200€ é quase impossível.. e é esse o meu tecto, 200€.

Tenho visto fotos com esse campo de visão que pretendo, e o pessoal refere-se como sendo grande angulares... essa da Niobo diz que abrange 97%...

Percebem aquilo que pretendo?
O que me aconselham?

Black_Scorpion
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 36
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por jncruz Seg maio 16, 2011 6:45 pm

Boas,

Eu acho que estás um bocado baralhado!

Se tens uma 18-55mm e esta é uma 19-35 não ganhas nada em termos de distância focal, muito pelo contrário pois a tua distância focal mínima passa a ser 19 mm e não 18 mm!

A cobertura não é 97% mas sim 97º, quer dizer que tendo como base um eixo imaginário que passa pelo centro da objectiva tens um campo de visualização máximo de 97º, isto é, 48,5º de cada lado desse eixo.

Não conheço bem as alternativas para a Nikon e por isso o meu conselho fica-se por aqui!

Abraço

João Nuno Cruz
jncruz
jncruz
Vencedor do Mês
Vencedor do Mês

Número de Mensagens : 454
Idade : 51
Localização : Ílhavo
Concelho : Ílhavo
Data de inscrição : 15/07/2009

http://www.jncruz.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por JDSMaia Seg maio 16, 2011 11:19 pm

Ola Black Scorpion a grande angular já tens, que é a 18-55 o que queres é uma UGA Ultra Grande Angular Very Happy
A definição de grande angular vem do tempo do filme, em que abaixo de uma focal de 50mm, era uma lente grande angular, já que os 50mm correspondiam ao angulo de visão humana, agora com o digital só com os sensores full frame é que esse angulo se verifica, com a tua D3000 vais notar que só á volta dos 35mm é que o teu angulo de visão na maquina se assemelha á visão humana, isso deve-se ao factor de conversão das Nikon, ou seja o sensor é mais pequeno que o filme e isso faz-te perder angulo. Por essa razão é que estão mais em voga focais mais pequenas, as tais UGAs, a malta quer angulo de visão .... penso que em full frame ou em filme esses 18mm seriam muito mais do que precisas.
Acerca da ajuda na lente para ti .... para já posso-te dizer que opções á muitas ....mas .... esse orçamento estoira em todas elas, novas nem pensar, não arranjas nada, e mesmo em segunda mão é complicado.
Dou-te alguns exemplos

Nikkor 10-24 - É Nikkor mas isso paga-se e muito acho que para cima de 1000 aérios
Sigma 10-20 /Tamron 10-24/ Tokina 12-24- Mais economicas e geralmente o que a maior parte da malta usa, umas mais fortes em alguns pontos mas penso que no geral equivalentes, á volta de 500 aérios arranjam-se novas online
Tokina 11-16 - Esta é fantastica é quase uma prime, coloco esta separada porque tem uma maior abertura f2,8 enquanto que todas as outras são f3,5 ou f4 e tambem porque ando a namorar uma á muito tempo.... mas .... falta-me t€mpo, anda á volta de 600/700 aérios ...online

Depois destas todas, ainda tens muitas mais como as Sammyang 8mm uma focal fixa mas que me pareceu muito bem construida e tirava uns bonecos porreiros ( O LN PT tinha uma mas teve um acidente com ela) penso que andam lá para quase os 300 aérios.
Tens muitas opções, tens de pensar bem no que queres e quanto queres gastar, aparece por uns encontros que á muita malta com lentes dessas e podes sempre experimentar ....
Tem em atenção que a tua D3000 não tem motor de focagem interno logo tens de comprar lentes com motor de focagem senão dizes adeus ao auto-focus....
Espero ter-te ajudado ...
Very Happy Very Happy
JDSMaia
JDSMaia
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 612
Idade : 45
Localização : Pardilhó
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 17/02/2008

http://picasaweb.google.com/tucajerin

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Múrias Seg maio 16, 2011 11:28 pm

Se o teu sistema é nikon vais ver que arranjas negocios fixes é questão de procurar, eu é que não tenho guito senão já cá tinha vindo parar uma tokina há uns tempos a 380€. Se quiseres posso ir vendo o que encontro pela net, mas o que te digo é basicamente para estares sempre a controlar quer o olx quer o forumfotografia.

Maia esqueceste-te de referir que a 8mm é fisheye.
Múrias
Múrias
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 460
Idade : 38
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Miguel Estima Seg maio 16, 2011 11:35 pm

alternativas nikon.... com o simulador de OBJECTIVAS e distancias focais!

http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/

com factor de conversão incluído para Nikon (outras marcas não conheço os sites...)

Fisheye por pouco mais de 200€ tens a Samyang... Que é assim qualquer coisa... Mesmo com conversão de 1.5X ainda é uma objectiva muito boa...

Agora depois existe sigma 10-20 (universal para todas as marcas) mas acredito que seja um pouco mais cara...

Eu também andava com um problema semelhante, mas resolvi-me pela Samyang...

o Maia entretanto fez uma referencia muito idêntica, mas com o mesmo principio.
Miguel Estima
Miguel Estima
ISO 100
ISO 100

Número de Mensagens : 108
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 06/06/2009

http://estima.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Múrias Ter maio 17, 2011 1:08 pm

Aqui tens um anuncio no olx "VENDO TOKINA AT-X 12-24 f/4 PRO DX - NIKON:"

http://lisboacity.olx.pt/vendo-tokina-at-x-12-24-f-4-pro-dx-nikon-iid-195110189

280€
Múrias
Múrias
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 460
Idade : 38
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Black_Scorpion Ter maio 17, 2011 3:32 pm

Bem... acho que já estou a ficar mais esclarecido!
Isto dos termos técnicos, é pra mim ainda é assim um bocado pro chinês... lol... com calma isto vai lá... lol

Ora bem... então pelo que dizem, se calhar não era mal pensado guardar os euritos pra uma fisheye...

Eu pensei era que havia lentes (ou objectivas ou seja lá qual fôr o nome... lol) que fizessem um resultado idêntico á fisheye e fosse mais barata... se vão para o mesmo preço, ou mais caras, então o melhor será ir directo para a fisheye...

Acho que a maior diferença, é que na fisheye as linhas ficam arredondadas, enquanto que com essas lentes, as linhas ficam mais direitas... correcto?
Se assim fôr, isso a mim não me atrapalha... essencialmente é pra tirar chapas a carros, desportos, e uma ou outra a monumentos e paisagens... acho que não se justifica estar a investir muito para o uso que lhe vou dar.

E depois, nas paisagens, se quiser um maior ângulo, sempre posso optar por fazer panorámicas, certo? Não pesco nada disso, mas conto lá chegar... hehe

Resumindo... ficava melhor servido com uma fisheye?

Black_Scorpion
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 36
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Black_Scorpion Ter maio 17, 2011 3:39 pm

JDSMaia escreveu: aparece por uns encontros que á muita malta com lentes dessas e podes sempre experimentar ....
Tem em atenção que a tua D3000 não tem motor de focagem interno logo tens de comprar lentes com motor de focagem senão dizes adeus ao auto-focus....

Ando ancioso por ir a um... não tenho é tido a oportunidade...
As que têm motor têm as siglas AF, certo?

Black_Scorpion
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 36
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Múrias Ter maio 17, 2011 3:45 pm

Black_Scorpion escreveu:
JDSMaia escreveu: aparece por uns encontros que á muita malta com lentes dessas e podes sempre experimentar ....
Tem em atenção que a tua D3000 não tem motor de focagem interno logo tens de comprar lentes com motor de focagem senão dizes adeus ao auto-focus....

Ando ancioso por ir a um... não tenho é tido a oportunidade...
As que têm motor têm as siglas AF, certo?

As que tem motor tem sigla AF-S se não me engano.
Múrias
Múrias
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 460
Idade : 38
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Black_Scorpion Ter maio 17, 2011 3:55 pm

Independentemente da marca?

Black_Scorpion
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 36
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Múrias Ter maio 17, 2011 3:56 pm

Nas sigma acho que é hsm.
Múrias
Múrias
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 460
Idade : 38
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 17/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por JDSMaia Ter maio 17, 2011 9:53 pm

Black Scorpion nas Nikkor a sigla é AF-S ( só a sigla AF significa auto-focus nas D80/D90 D7000 e gamas superiores, são lentes sem motor de focagem interno), nas Sigma HSM...
Nas Tamron e Tokina penso que não usam uma sigla para dizer se a lente tem ou não motor de focagem interno, mas concerteza que na descrição da lente estara mencionado, já que o mercado das Nikon de entrada de gama é-lhes importante. Tambem acho que uma UGA chega perfeitamente para as tuas chapas de carros, acho que não precisas de uma fisheye, mas tu é que tens de decidir o melhor é mesmo teres alguem que te empreste uma para testares, eu não tenho UGA ,como já te disse ando a namorar uma Tokina 11-16, mas se tivesse era na boa já que tens o MELHOR SISTEMA NIKON Twisted Evil Twisted Evil pois claro ....

Eh eh ... não consigo resistir .... Nikon 4ever
JDSMaia
JDSMaia
ISO 400
ISO 400

Número de Mensagens : 612
Idade : 45
Localização : Pardilhó
Concelho : Estarreja
Data de inscrição : 17/02/2008

http://picasaweb.google.com/tucajerin

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda Empty Re: Ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos