AveiroFotoClube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cartões de memória

3 participantes

Ir para baixo

Cartões de memória Empty Cartões de memória

Mensagem por Vasco Baptista Sex Abr 08, 2011 12:34 am

Bons dias. (noites agora Razz)

Como ainda não existia nenhum tópico relativo a cartões de memória venho aqui começar um.
Tenho a canon 60D e gosto de fazer filmes fullHD, fotografias guardo em RAW+JPEG ao mesmo tempo.
Tenho um cartão SanDisk 4GB Extreme III de classe 6 e funciona que nem ginjas.
Tenho também um simples cartão mini-sd de 8GB com um adaptador para SD.

À uns dias fiz uns testes e concluí que o numero de fotografias em burst para JPEG, RAW ou JPG+RAW é sempre o mesmo independentemente de o cartão ser um SD de classe 6 ou microSD de classe 4. A unica diferenca está no tempo que a máquina demora para guardar as fotos para o cartão.

Sendo assim, a maquina tira todos os bursts e guarda na RAM interna, apos isto passa tudo para o cartão de uma vez. Segundo as minhas contas a máquina tem aprox. 256MB de RAM.

Com o cartão microSD de classe 4 as medicoes estavam por volta de 28 seg de escrita de um burst máximo.
Com o cartão SD extreme III de classe 6 dava aproximadamente 16 segundos.

A minha questão (visto que ainda não testei) é se ao gravar FullHD, no cartao de classe 6 da para gravar até 30mins ou até encher o cartão. Será que no de classe 4 faz exactamente o mesmo tempo ou o processo (gravacao) é interrompido a meio devido à baixa velocidade do cartão? Estou a perguntar pk ainda nao testei, mas pode ja existir alguem que saiba.

Outra coisa. Andei a ver no ebay uns cartoes e encontrei o seguinte:

Mem Class Brand Price ($)
8 10 Transcend 17
4 10 Transcend 11.50
8 6 Transcend 14.50
4 6 Transcend 9.50
8 4 SanDisk 14.50
4 4 SanDisk 9.50

Como podem ver as classes mudam, mas os precos manteem-se para as classes 4 e 6, apenas as marcas mudam. Axam que as marcas contam muito aqui ou na realidade apenas pagamos a marca no papel na frente do cartao? (nota: digo isto porque geralmente os circuitos internos sao quase sempre do mesmo fabricante)

O que axam dos numeros axima?

O que eu axo é que se eu nao me preocupar com marcas fica melhor se for para os classe 6 da transcend dado que sao o mesmo preco dos SanDisk de classe inferior.
Mas se eu for para os classe 6 da transcend, por mais 1.40eur tenho um da mesma capacidade mas de classe 10! O que axam?
Vasco Baptista
Vasco Baptista
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 47
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 15/03/2011

http://vascotech88.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Cartões de memória Empty Re: Cartões de memória

Mensagem por Vasco Baptista Sex Abr 08, 2011 12:41 am

De qualquer forma axo que vou fazer um teste a todos os cartoes SD e micro-sd que tenho por aqui, fazer um comparativo e colocar aqui no forum.
Em termos de Burst JPG, burst RAW, burst JPG+RAW, video fullhd, e mais nao sei, se tiverem ideias para mais, digam.
Vasco Baptista
Vasco Baptista
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 47
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 15/03/2011

http://vascotech88.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Cartões de memória Empty Re: Cartões de memória

Mensagem por Joaquim Galhão Sex Abr 08, 2011 8:24 am

Viva!

Quanto ao que pedes não te posso ajudar muito pois não percebo muito de cartões e sinceramente, para o uso que lhes dou, um fraquinho basta.

Contudo como me interesso por cinema ando a seguir uns sujeitos no youtube chamados de Film Riot. Esse grupo tem um episódio em que falam de cartões para as máquinas e a conclusão a que chegaram foi de que a única coisa essencial num cartão para filme HD é a velocidade de gravaçao igual ou superior a 20Mb/S.

O vídeo não te sei dizer qual é pois eles têm muita coisa mas aqui fica um link para o canal deles no youtube:

Film Riot no Youtube

Espero ter ajudado em qualquer coisa Smile
Joaquim Galhão
Joaquim Galhão
ISO 800
ISO 800

Número de Mensagens : 1116
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 13/12/2008

http://www.joaquimgalhao.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Cartões de memória Empty Re: Cartões de memória

Mensagem por Dre Sex Abr 08, 2011 9:48 am

O que eu acho, do que está acima (que estou muito velho para esses desacordos ortográficos - já chega o outro), é que sem testar ou conhecer um cartão, o que lá diz é treta.

A especificação para cartões SD indica que um "class X" terá que garantir um mínimo de 8Mbit/s por nível em escrita. Ou seja, um "class 10" terá que garantir 80Mbit/s, ou 10MB/s.
Mas isto não é inspecionado por ninguém, portanto não vale muito.

Eu tenho um Sandisk Ultra II (class 4) que tem uma velocidade de escrita de 9MB/s (class 9??). Também tenho um Transcend class 6 com uma velocidade de escrita de 8MB/s. As classes não revelam as velocidades, apesar de os dois garantirem perfeitamente os requisitos da sua classe.

A Sandisk pelo menos anuncia a velocidade dos seus cartões, e há vários testes que o comprovam. São mais caros, mas poderão ser bem mais rápidos. Podes ver no link acima (que pode não ser o mais actual, mas foi o primeiro que encontrei) qual o sandisk em questão e pelo número de produto ver se é um novo ou velho modelo.

Tirando isto, não noto praticamente diferença nenhuma em burst de fotos com a D90 (apesar de nunca ter feito nenhum teste exaustivo), e não tenho qualquer limitação em vídeo entre os cartões, e a D90 até grava em em MJPEG que tem uma compressão quase nula.

PS:Já agora, a minha D90 indica no manual que necessita de um class 6 para garantir a funcionalidade do modo vídeo, será que a 60D não indica algo do género?
PS2: Outro já agora, existem limitações de velocidade de escrita das próprias máquinas. Se por exemplo a velocidade máxima for de 15MB/S, estar a gastar mais dinheiro para comprar um que grave a 30MB/s é algo inútil...

Dre
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 47
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cartões de memória Empty Re: Cartões de memória

Mensagem por Vasco Baptista Sex Abr 08, 2011 11:53 am

Sim, o facto é que por vezes o que diz na caixa nao corresponde muito ao real...
Depois ha diferenca se os testes sao feitos com escrita sequencial ou aleatoria (sequencial é sempre mais rapido).

A questão da velocidade so interessa caso a máquina para de filmar devido ao cartao ser lento, pois em gravacao de filme, os dados sao gravados em tempo real. E caso o buffer encha, a maquina para de gravar de certeza.

No manual da 60D diz que tem de se ter no minimo um cartao de classe 6 para gravar em FullHD 1080 25fps ou HD 720p 60fps (nao tenho a certeza agora qual a velocidade de gravação em Mbits/s do filme porque nao tenho a maquina a mao).
O que é certo é que no classe 6 grava na boa. Mas no micro sd de 8GB classe 4 que tenho tambem grava. So resta saber quanto tempo... Seja, se ele cancela a gravacao, ou se chega ao limite do cartao ou os 30mins.
Para tirar fotos a velocidade nao interessa muito... Os ~50 bursts de JPEG ou ~20 de RAW chegam bem para utilizacao normal, e o valor nao muda mesmo k se use um cartao ultra rapido.

A 60D aceita cartoes SD, SDHC e SDXC (aqueles que vao de 32GB a 2TB (e que ainda nao existem lol) ) portanto axo que a velocidade interna tem de cumprir as normas minimas, pelo menos do SDXC. Que ja devem de ser altas para os SD e SDHC
Vasco Baptista
Vasco Baptista
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 47
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 15/03/2011

http://vascotech88.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Cartões de memória Empty Re: Cartões de memória

Mensagem por Dre Sex Abr 08, 2011 5:05 pm

Então se o manual apenas diz class 6, é provável que se refira à spec SD. E isso são apenas 6MB/s, ou 45mbps.

Por curiosidade o que encontrei sobre a 60D indica mesmo uma bitrate de gravação vídeo 1080p de 44mbps, o que é extremamente alto para o h.264 (por comparação, a D7000 grava 1080p h.264 a uns 20mbps).

E já agora, também vi que devido ao tamanho dos ficheiros a 60D estava limitada a filmes de 12m. Vais ter que ser tu a confirmar, isso deve vir no manual. Eu nem estranho visto que isso daria um ficheiro com 3960Mb, no limite do tamanho de ficheiros FAT32...

Dre
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 47
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cartões de memória Empty Re: Cartões de memória

Mensagem por Vasco Baptista Sex Abr 08, 2011 8:50 pm

Sim. De qualquer forma sei que ela grava fullHD em cartoes de classe 4. mas provavelmente apenas até encher o buffer de 256MB, tenho de experimentar isso...

Não sei ao certo o valor do bitrate, mas anda por volta desses valores sim. Grava em *.MOV axo eu. A qualidade é bastante boa. Claro que tudo depende do codec, mas o facto de gravar a 20mbps nao significa apenas que a compressao é melhor, pode tambem dizer que o nivel de qualidade do video é inferior.

Segundo o manual a camera pode gravar ficheiros de 30mins. O problema dos ficheiros estarem limitados a 4GB é devido apenas ao FAT32, mas ninguem te impede de usares NTFS ou exFAT, por acaso tenho o sistema de ficheiros diferentes em cada cartao.
No Extreme III de 4gb tenho FAT32
No de 8gb tenho NTFS

Tenho de experimentar se da com exFAT
Vasco Baptista
Vasco Baptista
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 47
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 15/03/2011

http://vascotech88.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Cartões de memória Empty Re: Cartões de memória

Mensagem por Vasco Baptista Sex Abr 08, 2011 10:24 pm

Na realidade tenho o cartao de 8gb microSD em formato exFAT e funciona impecável
Vasco Baptista
Vasco Baptista
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 47
Idade : 35
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 15/03/2011

http://vascotech88.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Cartões de memória Empty Re: Cartões de memória

Mensagem por Dre Sáb Abr 09, 2011 9:41 am

Vasco Baptista escreveu:Na realidade tenho o cartao de 8gb microSD em formato exFAT e funciona impecável

Nao sabia que suportavam outros sistemas. Ainda bem.
Quanto ao comentário do bitrate da canon, era mesmo o de ter bastante boa qualidade. Pelo que percebi usam as duas o mesmo codec, a Nikon e que decidiu poupar um pouco no bitrate.
Nao sei qual será a diferença real de qualidade, nem se será perceptivel...

Dre
ISO 25
ISO 25

Número de Mensagens : 47
Localização : Aveiro
Concelho : Aveiro
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Cartões de memória Empty Re: Cartões de memória

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos